quinta-feira, 5 de março de 2009

Ai que tempos tão felizes...

No outro dia, combinei com uns amigos um cafézinho, e entre vários assuntos encetaram uma conversa sobre a dificuldade que ambos tinham para encontar a escola ideal, onde pudessem depositar os respectivos filhos quando iniciasse o próximo ano lectivo e eu... pasmava... porque a escola da Ilha era velha, porque a 1º de Maio ainda era mais velha e ainda porque a dos Lagueirões era nova, mas era muito longe... bem, caros leitores deste blog, a lista de defeitos não acabava...

Relembro-vos que os meus amigos falavam das condições físicas da Escola, não sobre quem iria ensinar os seus filhos....ou seja os Professores.

E é aqui que entra a minha vontade de vos contar como era a Escola no meu tempo da Primária!

Pois eu entrei para a escola no ano de 1981, para a centenária escola Conde Ferreira aqui da terra...escusam de tentar fazer piadolas, que eu já ouvi de um tudo!!!

Como ia dizendo, foi nessa escola que aprendi a ler, a escrever e a contar! Também aprendi Meio Físico e História. Todas essas matérias ensinadas pela professora Ernestina que com mais ou menos paciência lá nos foi ensinando a todos.

Eu quando entrei na escola, o edíficio era constituído por duas enormes salas de aula e uma cantina, onde todos os dias a única empregada que lá havia aquecia num enorme panelão, o leite que era servido aos alunos e que cheirava terrivelmente mal.

Na segunda classe, arranjaram mesas e cadeiras novas para as salas e transformaram a cantina noutra sala de aula, passando a dita a funcionar num barracão exterior. Teve duas vantagens imediatas: a primeira, é que o cheiro a leite desapareceu, e a segunda é que como se esqueceram de comprar a palmatória para a nova sala, a professora vinha amiúde buscar a nossa. Ora como durante a segunda e terceira classe não havia dia, que não fosse dia de reguadas eu andava encantada da vida....

Da terceira classe realmente só me lembro mesmo , de não fazer os deveres e apanhar reguadas várias por causa disso...(observar os escaravelhos na casa da minha prima era tão mais engraçado... ah!! e comer gelados também).

No último ano fiquei um bocadito mais responsável, bem... ou isso, ou a palavrinha que a minha madrinha deu à professora depois de eu lhe ter contado que apanhava todos os dias, porque a palmatória deixou de trabalhar para mim nessa mesma altura!!

Agora as condições físicas:

A orientação da escola era nascente-poente, o que dava uma excelente sala de aula,não fora as aulas serem da parte da manhã e a sala de aula ficar virada para oeste... a gente entrava para lá com frio e saíamos congelados. A professora bem tentava pôr os armários a fazer de guarda-vento, mas as janelas tinham mais vidros partidos do que inteiros...era mesmo um esforço inglório.

Durante os meses mais frios também havia um aquecedor, propriedade da professora e que estava estrategicamente colocado a dois metros dos seus pés, o que fazia com que se nos quisessemos aquecer tinhamos que ir para a fila mostrar os trabalhos... Em grande parte das vezes vinhamos de lá com as pernas quentes e as mãos a latejar...

E as condições de higiene??? Do melhor!! Desculpem a expressão, mas duas retretes à caçador...uma para meninos e outra para as meninas...Preocupação escusada amigos... como não tinham luz, nós nunca sabiamos quem estava lá dentro! O que sabíamos é que deviamos sempre ir em bicos de pés e com muita prudência para não escorregar!!!

Quanto ao portão da escola: eu poderia jurar que estava 90% do tempo escancarado para trás, e apesar da escola se situar em plena estrada nacional 15, nunca houve um atropelamento....bem, por acaso ia havendo um quando eu (tinha de ser) me meti a atravessar a rua com sete anos e se não fosse a minha irmã Bibi puxar-me pelo casaco eu tinha voado uns bons 200m e não estava para aqui a escrever neste blog!

Lembro-me também perfeitamente de um colega (não vou dizer o nome que ele é muito conhecido na praça) ter amuado com a professora e de repente ter sumido... passada meia hora vem a mãe entregá-lo à escola porque ele tinha aparecido em casa...

Realmente, se compararmos estas condições com as da nova escola dos Lagueirões poder-se-ia dizer que éramos como escravos num barco negreiro, mas há coisas que os pais não conseguem nunca controlar... e que por acaso, na minha opinião até são as duas mais importantes: se a professora ensina bem e é carinhosa, e se as crianças são amigas dos nossos filhos!!

A professora não era assim muito carinhosa (como podem comprovar), mas eu tinha lá tantos amigos, que passei seguramente os tempos mais estupendos da minha vida. De qualquer das maneiras, se escapei quase ilesa a esses conturbados 4 anos, porque é que as crianças de hoje em dia não sobreviverão???

Inês

14 comentários:

Anônimo disse...

Hoje fez-me lembrar um programa da RFM, que passa por volta das 16:50, que é "Há séculos que não ouvia isto", realmente também andava um pouco apreensiva sobre a escola em que vou colocar o meu filho, mas rapidamente cheguei à conclusão que não se deve proteger em demasia as crianças e que o poder de adaptação delas é muito superior ao nosso.

Lembro-me perfeitamente também do meu tempo de escola, as condições da minha eram um pouco melhores... não muito mas melhores.

Que nostalgia a lembrar!!!!

parece que ainda sinto o cheiro das laranjas que colhiamos no recreio e comiamos ali mesmo, sem lavar sem "Amokina", sem dúvida fui muito feliz na minha infância.

Hoje as nossas preocupações são sem dúvida incomparavelmente mais futéis...

Tragam-me a "Galactica", o "Verão Azul", por incrivel que pareça até o "Dallas" trás saudade!

Hoje o meu filho tem "quase" tudo, mas o fundamental tem que é amor, ternura e compreensão em cada fase do seu desenvolvimento.

Viva a década de 70! Pois dela surgiram grandes mentes e seres humanos!
Nos anos 90, na minha adolescência falava-se em "geração rasca"... pelos vistos os jovens de hoje é que nos preocupam, já para não falar da forma "estranha" de vestir as calças a cair pelo rabo abaixo!!

Bem havia muito para dizer, mas não tenho tempo!!!!
Bjkas

Anônimo disse...

Ola minha blogueira preferida ...
Só tu para mexeres nas minhas recordações ...
Trazer à memoria velhas historias e tão saborosas, so fico triste por uma coisa não te ter conhecido nessa època dourada.

"Uma indiferença pacífica é a mais sábia das virtudes."
Desculpem os outros autores destes blogs por ter uma preferida, e nunca vou desrespeitar os vossos textos, e leio-os com toda a atenção que merecem.
PEACE
Special One

Simplesmente... Nelson disse...

Olá amiga Inês,
Um comentário ao teu post, daria uma mão cheia de belíssimas peripécias ocorridas na infância / juventude pelos lados das Pedreiras... no mítico "Campo do Borralho" o maracanã de pequenos e graúdos, no "Arrasamento", na "Queimada", na sede "Centro", etc, etc...

Sem dúvida que foram magníficos tempos de brincadeiras, mas, o meu comentário vai mesmo para os comentários...

"Esta juventude de hoje está a crescer à frente de um computador."
E eu pergunto, será por vontade deles???
Não será mais uma imposição dos pais, que com os medos impostos pela sociedade os enclausuram em casa???

"Eu hoje já nem vejo as mães virem à rua buscar os putos pelas orelhas, porque eles estavam a jogar à bola com os ténis novos."
Claro que não vemos...
A mulher hoje tem um papel de destaque na sociedade e não se "submete" a ser escrava da casa, ou única responsável pela educação dos filhos.
Por isso, enquanto crianças ficam em casa dos avós que os mimam como nunca mimaram os filhos e se possível numa redoma, para que nada de mal aconteça aos petizes... quando mais crescidos, passam os seus dias enfiados, em infantários, ATL`s ou mesmo na próprio estabelecimento de ensino, são recolhidos pelos pais que os enfiam em casa, muitas vezes, em frente ao PC, para estarem mais descansados a executar as tarefas domésticas...

"Ele nunca roubou chocolates no Pingo-Doce."
Naquele tempo, se conseguisses roubar um chocolate eras os herói para os teus amigos, no entanto, se corresse mal, levavas duas galhetas do funcionário, chegavas a casa a chorar e levavas outras tantas do teu pai, enquanto te mijavas pelas pernas a baixo.
Hoje se um miúdo roubar um chocolate, é um delinquente juvenil... é presente a um juiz e com um pouco de sorte o pai é culpabilizado pela deficiente educação que lhe deu.

"Antes, só havia um cromo por turma. Era o totó de óculos, que levava porrada de todos, que não podia jogar à bola e que não tinha namoradas."
Antes, éramos todos uns tótos e normalmente não tínhamos namorada, porque, só pensávamos na bola ou na brincadeira, na turma havia sempre um que era o ídolo das miúdas... e esse sim, com ou sem óculos, levava a água ao seu moinho...

Agora culpar os jovens de crescerem em frente ao PC ou das consolas... e nós não somos viciados por jogos???

Os nossos filhos são o que são por nossa culpa, ou não? Eu acho que sim...

Girassol disse...

Modéstia aparte, há coisas que enfio muito bem e uma delas é carapuças! Ah Ah Ah! Tenha a santa paciência cara amiga, mas não me parece que ache recomendável que os seus filhos frequentem em pleno século XXI uma escola com casas de banho à caçador! A minha escola primária, bem perto da sua por sinal tinha também esse tipo muito estranho de sanita e coitadinha, lá aguentei 4 anos! O que nos preocupava, a mim e ao outro amigo que refere, era claro, além das condições físicas da escola ( não sejamos hipócritas) os horários, que como mãe trabalhadora ( não liberal e sem isenção de horário) não coincidem com os da respectiva escola, e o transporte para a mesma, antes e depois das aulas. Quanto aos professores, não me preocupa tanto, porque não adianta preocupar, não os posso escolher... e mesmo que pudesse, não conheço nenhum...há que aceitar o que sair na rifa... Esta é a parte do azedume, o doce vem depois! Eh eh eh

Regueifas disse...

òh granda nabo :) o pão de açúcar nunca foi do Jerónimo Martins mas sim Grupo/Brasileiro/económico e no presente Auchán/Jumbo :) logo o pingo doce é da Jerónimo Martins até hoje e sem cartões e nem confusões ..... e para ti tenho dito alem de te estares a confundir com a INÊS a escrever mas ok ... falas falas e não se consegue ler tanto de NADA ...

INÊS DISSE : depositar os respectivos filhos quando iniciasse o próximo ano lectivo .
Depositar os filhos ? foda se que merda é essa ? é assim que gostam dos vossos Filhos ? LIPOR/Fertor/ depositar ? ....

INÊS DISSE: Pois eu entrei para a escola no ano de 1981, para a centenária escola Conde Ferreira aqui da terra :) por isso és assim ehehehehe ...

INÊS DISSE : o leite que era servido aos alunos e que cheirava terrivelmente mal. O LEITE nunca cheirou mal mas tu sim uma sem sal ......

INÊS DISSE : apanhar reguadas ...(observar escaravelhos era tão mais engraçado... ah!! e comer gelados também). FODA SE escaravelhos engraçados ??
o lá comer gelados ainda vá que não vá porque tens essa boca gira e os lábios enormes e falas alto que chegue e o geládo sempre esconde tudo .

INÊS DISSE : a palmatória deixou de trabalhar para mim nessa mesma altura!! .... e nessa altura dos gelados que aparecem os gajos eheheheh ....

INÊS DISSE : Agora as condições físicas: essa eu já as vejo eheheh não digas mais que as físicas já nem leio mais ......

INÊS DISSE : como não tinham luz, nós nunca sabíamos quem estava lá dentro! e por causa disso é que tens que te sentar só depois de quem lá está se levantar ....

INÊS DISSE : Quanto ao portão da escola: eu poderia jurar que estava 90% do tempo escancarado para trás, e apesar da escola se situar em plena estrada nacional 15, nunca houve um atropelamento....Foda se eu HOJE tinha a certeza que não falavas em Hospital ehehehe mas sim em atropelamento

Já agora e para terminar eu nem me dei ao trabalho de ler os posts até ao final que mais parecem tapetes e sem nada de conteúdo ...
Trabalhadores não liberais ??? meu santo milagroso ajudai quem precisa .... a vida é feita destas merdas e é preciso ginástica .... a vida não se molda a nós mas sim nós a ela .
Se a escola começa ás 8:10 e termina ás 13:10 se eu não posso lá estar ALGUÉM e não importa como tem que lá estar e ponto final :) eu vejo a VIDA assim e sem stresses e sem merdas não acham que é mais fácil ? e nem acho que seja preciso ler o SEGREDO e ou ler o primeiro post do banana .

frescas e ficain-de bem ás quintas eheheheh :)

INÊS amor incurta a cena filha e deixa de estar em (luta) com a nélinha .
Nélinha :) amori não entres em (guerra)com a INÊS fofa .....

Regueifas frescas e com massa da Itália .....

Regueifas disse...

Já agora e vem no seguimento do outro post :) este tem copy ehehehe mas achei que era giro tu conseguires rir das tuas próprias parvalheiras que escreves sem copys claro ....
aqui tens que assumir que tiveste azar e isto da vida é como a pesca ... o peixe morre sempre pela BOCA ....

não te metas comigo que as regueifas como as da Páscoa são pesadas .....

e ainda por cima ás quintas ....


reguiefas diz : Fontemourisca podes falar que estou aqui á tua espera .... chuácccccccc para ti tambem .......

Regueifas disse...

Coisas que as mulheres nunca dirão...]

É FODIDO MAS É A PURA REALIDADE.

COISAS QUE AS MULHERES NUNCA DIRÃO (mas deviam)


01) Credo! Estás mesmo com Stress Deixa-me fazer-te um bico para relaxares.

2) Eu sei que é apertado por trás, mas por favor tenta de novo,... Tenta!!!

03) Acho que devias passar a noite com teus amigos... Mereces.

04) Que peido incrível! Peida-te novamente!

05) Temos comida demais em casa. Vamos levar só cervejas.

06) Não te preocupes que eu troco o óleo e calibro os pneus.

07) Vem ver querido... a filha dos vizinhos está só de cuecas outra vez.

08) Não te preocupes, eu engulo.

09) Porque não esqueces essa história de "Dia dos Namorados", compra mas é uma coisa para ti?

10) Vamos assinar o Canal Sexy Hot?

11) Que tal alinharmos numa menage a Trois , tu eu e aquela minha amiga boa :) ?

12) Já .....? Então dorme que eu oriento-me sozinha...

13) O pessoal do escritório ligou-te da casa das putas . Estão a tua espera...

14) Hmm... Esse teu hálito a cerveja está-me a dar uma tesão...

15) Não, não...Dorme que eu vou de táxi.


Hummmmm que sonho eheheheh nunca acontece :)

frescas e fresquinhas ...

Girassol disse...

Ora ca está a parte do doce que por estar dentro do horário não liberal não pude acrescentar, mas não sem antes descansar o Reguifinhas :)amori: Eu e a Inês amamo-nos!!! E o nosso amor é LINDOOOOOO! Portanto não te preocupes com a gente! Gostei do post sim, não é dos meus preferidos, mas também a minha opinião não é muito relevante eheheh... Mas já não posso dizer que tenha sido muito feliz na escola primária...nunca gostei de andar na escola, sou uma espécie de bicho do mato, ou do campo, e também adorava apanhar escaravelhos para dentro de garrafas de óleo ( acho que era Fula), andar de bicicleta, mexer o milho na eira...desfolhar... vindimar já não gostava nada... Quanta nostalgia este tipo de textos nos deixa... será por agora não sermos tão felizes?? E porque não o somos??? Amanha, minha doce e querida Inês, prometes que não me envenenas ao almoço???

Anônimo disse...

Ó Regueifas pensa!(...)

Inês continua.


INIMIGOS

Adversários muitos são
Mas é perigo afastado
Os inimigos é que são
Amáveis a nosso lado

F. E. F.

às quintas areia no ferrolho.

Anônimo disse...

Bom dia ou boa noite...

Antes de começar existem três pontos muito importantes que não posso deixar de referir:
1.º Peço desculpa pela minha ausência ao comment da semana passada mas, além de problemas informáticos que tive, detesto mesmo o carnaval.. e ainda por cima fui obrigado a ver o desfile, atrás de umas tantas pessoas (vi de cara**), logo eu que sou espadaúdo!!
2.º Sr. António Barbosa, da próxima vez que citar o Sr. Nuno Markl, ficava-lhe bem referi-lo!
3.º (last but not least) até porque esta sim... Tenho de fazer a piadola... Escola Conde Ferreira... Muita coisa fica agora explicada!!!

Bom, agora em relação ao tema, cumpre-me dizer que a minha escolinha era a do Calvário! A professora Lisete deu as bases para o resto de ensino e aliás, foi um excelente trabalho... Tinhamos a fila dos melhores, dos piores e dos 'médios'; hoje era discriminação, anti-ético e podia ser traumatizante para as criancinhas... Nós estudavamos para manter-nos fora da fila dos piores. No intervalo além do jogo da bola, lá íamos comer aquelas maçãzinhas vermelhas que toda a gente dizia que eram venenosas... (Alguém sabe onde é que isso ainda se encontra???) Depois mais crescidotes lá andavamos de bicla, a bela da BMX, e íamos para o campo do Pilas, que como eu morava perto da Fonte da senhora, era obviamente do nosso lado da Nacional 15. Sim, porque esta estrada era uma fronteira e passar para o lado errado da estrada podia ser sinal de sarilhos!

Vou agora perder algum tempo, a pensar em qual escola irei colocar os meus filhos.. Digo-vos que não será tarefa fácil.. Nada fácil... Ainda por cima não tenho filhos... Que trabalheira!!!

Um abraço... e um beijo...

nUNOfLP @mac

Anônimo disse...

Tempos felizes dizes bem, suculenta Inês...

Tempos sem stress sem responsabilidades, preocupações, etc. e o facto de não ser de Valongo já ajudou bastante.
Lembro-me de todos esses programas que praí foram referidos mas já devia ser grandinho pois nos verdadeiros tempos felizes não havia televisão sem ser a preto e branco para ver a (imagine-se) Pantera cor de rosa.

Mas sem estas aflições o que restava... restava o acompanhar os amigos por esses montes fora, jogar com os amigos aos cowboys e índios em que os primeiros se serviam de pedras para substituir as pistolas e os segundos usavam setas feitas de varas de guarda-chuva (usadas até ao dia em uma ficou alojada no crânio de um adversário, felizmente sem gravidade, apenas superficial). O roubo das maças, das uvas e mais diversas fruta comida no local ou a quilómetros (consoante o dono do pomar/vinha aparecesse ou não). O jogo da "Pela" ao fim de semana. Os banhos na "Presa da Balda Crua". As noitadas a discutir temas fúteis como carros, futebol e mamas. A porrada quando chegava a casa aquelas horas sem ter idade para isso.

Isso sim eram tempos felizes e ainda bem que nos recordamos deles.

Anônimo disse...

Então, cá vai mais um trintão dos anos 70! Sim da geração que assitiu ao Verão Azul, Galáctica, Os 3 duques, Dallas (e os seus 3000episódios!)....confesso que dá uma certa nostalgia relembrar essas séries. Se gostávamos!? Pois, não havia alternativa!..á unica alternativa, onde havia alternativa, era o "agora escolha"...lembram-se?...nas férias de verão...um programa que permitia, por votação, escolher entre outros 2 programas....todos os dias à tarde...era mesmo para quem não tinha mais nada para fazer...eram as "férias grandes"!!!...e ao contrário dos miúdos de hoje, com muitas alternativas para ocuparem o tempo, era RTP1, RTP2 ou brincar na rua!
ai, ai..
Acho que, apesar, de mais modestos, mais pobres e mais ignorantes!...éramos mais felizes!...com menos incertezas...menos dúvidas..menos perigos à solta.....
Agora, como pai de 2 crianças (por acaso, muito amigos da filha da n/ bloguista Inês - Nota: Cara Inês, é favor dar uma boa educação à tua filha, que vou tentar fazer o mesmo com o meu, que eu não sei o que é que isto pode dar um dia...:-)))...)...sou da opinião que protegemos muito (demais) os miúdos!...não sei porquê!...ou se calhar sei...tenho medo de saber...a verdade é que temos mais medo do que eles! Sim, nós! A geração de 70 (os trintões) que não tinha medo de nada quando tínhamos a idade deles...que chegava a casa, ao escurecer, sem medo de ser "raptado"!...que descia ruas, em carrinhos de rolamentos (sem travões) e sem medo de ser atropelado!
Mas...
Não! Não vale a pena....
Não vale a pena pensar nisso...
Temos de viver o tempo que vivemos e nos adaptarmos. Ponto final.
E certamente, daqui a 30 anos, serão os n/ filhos a criarem os seus blogues e trocarem opiniões...e a escreverem: Lembram-se em 2009!??...quando dava o Pokemon...as Winx (acho que é assim que se escreve)...
Até à próxima!

Regueifas disse...

sou da opinião que protegemos muito (demais) os miúdos!...não sei porquê!...ou se calhar sei...tenho medo de saber...a verdade é que temos mais medo do que eles! Sim, nós! A geração de 80 / 70 /60 /

EU TENHO A MESMA OPINIÃO E SEJAS BEM CHEGADO AQUI Daniel

frescas

Anônimo disse...

Ando eu aqui à procura de fotos do já desaparecido arrasamento e encontro isto... Bem, deu cá uma saudade de ser criança! As horas de futebol no campo dos marretas, junto ao bairro do calvário (até torneios lá faziamos, futeboladas em casa do adversário no campo do borralho, cabanas no pantanal onde agora existem as casas nos lagueirões, banhos e mais banhos no arrasamento sem os pais saberem, até pk se faltava às aulas, ir do apeadeiro do susão até ao rio ferreira pela linha do comboio e à vinda colher maças do senhor que nos ameaçava de caçadeira(desculpe meu caro senhor, mas roubadas sabiam melhor e as suas eram fantáticas), andar de bicla até de madrugada com a mãe aos berros, futebol do muda aos 5 e acaba aos 10 pk a rua era inclinada, jogar basebol sem saber regras com um stick de hoquei cortado (sim, o Sr. Nora lá nos ia dando os estragados), ir de chuteiras para a escola do calvário para a futebolada (quando havia bola, senão era rugby com os pacotes do leite).
Isso sim era liberdade para as crianças, eu e os meus amigos tivemos tudo para ter acidentes, no rio, no arrasamento, nas casas em construção, ao roubar fruta (dpendendo do que nos apetecesse, sabiamos one a ir roubar).
Aos seis anos comeceia a ficar sozinho em casa, os meus pais saiam par trabalhar antes de eu acordar, e chegavam já depois de eu ter vindo da escola, fez-me crescer, ser gente...foram outros tempos, senão os meus pais eram acusados de abandono de menor.
Nessa altura, era o desenrasque... quem nunca arranjou uma bicla (só ia-mos ao "garangeiro" comprar peças depois de muito poupar.
Hiperatividade???? Que era isso? brincavamos de manhã à noite, parando para as refeições, pk tinha mesmo de ser.
Quem nunca andou à porrada com os seus AMIGOS? Sim andavamos à porrada com os amigos e hoje em dia ainda nos rimos disso.
Saudade...muita saudade.
Histórias sem fim para contar.
A minha malta, a nossa malta, do BAIRRO DO CALVÁRIO (o nosso TARRAFAL) sabe do que falo.
Nós os putos reguilas, esfarrapados demos todos (GENTE). Gente de trabalho, casados/juntos, com filhos. Tento não proteger a minha pikena muito, mas são outros tempos, a nossa mentalidade mudou. Como diz um amigo meu: -Estamos a ficar velhos!