sexta-feira, 27 de março de 2009

É preciso ter Karma...


Talvez influenciada pela religiosidade da semana passada, da Páscoa que se aproxima, e pelas manifestações de fé e devoção a que tenho assistido, dei comigo a pensar sobre a existência e influência de Deus.
Lembro-me quando era miúda de ás vezes duvidar da sua existência e logo a seguir me penitenciar por apenas ter pensado nisso, assolada por um sentimento de temor.
Agora tenho cada vez mais a dúvida se Deus realmente existe, e tenho a certeza, de que se existe, nunca me castigará por me questionar.
Não duvido da sua existência por uma questão de revolta contra a vida e as injustiças a que assisto todos os dias porque essas aprendi a entender, duvido apenas, e só algumas vezes, na medida em que acredito num karma e num destino, e por isso me questiono até que ponto Deus intervém numa vida já previamente traçada.
E assim vos deixo hoje esta dúvida, tão minha e muitas vezes tão de todos...

Manuela

8 comentários:

Unknown disse...

manela,
esta tua dúvida existencial não poderia ser mais real e parecida com a minha! Nas tuas palavras revejo-me e a única coisa q cada vez mais acredito é q Deus existe (tb duvido mts vezes!!!), mas não consigo compreender os seus desígnios! Acredito q as coincidências não existem e cada pessoa q conhecemos tem um papel predestinado na vida de todos nós!

E Deus não castiga por duvidarmos senão não nos tinha dotado com inteligência!

Sandra disse...

Tenho a minha "velha" crença em Deus, apesar de já não frequentar a Igreja á alguns anitos.
Acreditar nos Homens que sabemos que existem é fácil, responsabiliza-los por todo o mal, ainda mais.
Agora algo que não vemos, e só acreditamos é dificil por vezes.

Era eu pequena, ( apesar de não ser lá muito grande hoje em dia..eheheh), e fiz essa mesma pergunta "porquê Deus por vezes se esqueçe que existimos?!?" e disseram-me em tom de brincadeira:
" Deus também gosta de nos ver aflitos, deu-nos a paz, sabedoria, inteligência, MAS..por vezes chateia-se lá no céu e gostar de pregar umas partidinhas engraçadas"...
Isso me marcou, va-se lá saber o porquê!!!!

Jinhos a todos.

Simplesmente... Nelson disse...

olá cara amiga Manuela...

Mais um tema de paixões à sexta...
Eu e a minha crença "à minha maneira", não acredito que é o Criador que nos abandona, que nos castiga, que...

Aquando do criação do mundo, foi-nos dado o livre arbítrio e as "regras" de conduta... a partir daí o homem construiu o mundo e nesse processo... com a sua inigualável inveja, ganância, etc, etc... subverteu as regras da igualdade e fraternidade. Nenhum animal gosta de ser subjugado pelos seus pares... é nesse momento em que o homem inicia a sua própria autodestruição...

Quando as coisas correm mal... a culpa é sempre dos outros, neste caso de Deus.

Como diz o cromo, apesar de o senhor ter feito os montes e as serras e não ter querido fazer os prédios, porque fazer e transportar massa deixa calos nas mãos... o "homem" não pode ter as costas largas.

Se cada um for leal com o próximo e com a natureza... Deus "deixa-te" em paz...

BFS e quarta cafézinho (ESTÃO TODOS CONVIDADOS... AMANHÂ PORMENORES)

Anônimo disse...

"MANELA!"
Aqui vai a minha ideia para esta duvida existencial,depois de pensar muito, e acho que ainda há que pensar mais!
- Sim Deus Existe! Mas existe mesmo!
Com a oferta da nossa liberdade e do nosso livre arbitrio, que é muito importante e de muita responsabilidade para nós, Deus intervém na nossa vida, no sentido de oferecer todas as hipoteses de "resolver"/ "aprender", a existir na sua Espiritualidade, sem qualquer mancha ou impureza(sentimento menos nobres) e alcançar/chegar à Sua LUZ.
Para isso deixa que se use o karma, o destino (ou qualquer coisa) como sendo um instrumento/desígnio para essa aprendizagem e evolução de cada Ser/Pessoa, que será para cada um, mais rápida ou lenta conforme o que nos é possivél e/ou fazemos por isso.
É só o caminho para chegar a nossa Iluminação.
Não sei se me fiz entender, mas caso queiras conversar sobre isto... cá estou!
beijinhos, Carla

inês disse...

Recentemente descobriu-se umas cartas de Madre Teresa de Calcutá em que ela dizia que chegou a duvidar da existência de Deus!
Quase caía o Carmo e a Trindade!! Logo os jornalistas se apressaram a apregoar aos sete ventos...Como? Se até uma Santa duvida, como poderemos nós, comuns mortais não duvidar???
É pena que estes "teólogos" de bancada não continuassem a leitura das mesmas, pois dizia mais para a frente que uma vez passada a "noite escura da incerteza", logo se fez Luz e em cada rosto de pobre que alimentava ou cuidava descobria o rosto de Deus!!! Seguiu portanto, a sua Obra, que é hoje conduzida por fiéis seguidoras de Madre Teresa.
Temo eu própria não ser Iluminada, mas nesta questão Teológica em particular:
Sim, acredito que Deus existe e que tem por certo, um enorme sentido de humor!!!!

Já_Sinto disse...

É preciso ter carma, não dar o carpo pela arma :D ... Já drizia o Predro Abrunhrosa ...

Pois que tema nós aqui temos menina Laura Barradas, ou será que devo dizer menina Coelha!?!?

Eu sou crente, já tive oportunidade de dar muitas Graças a DEUS, mas há alturas em que ele parece que adormece no WC enquanto lê um livro, e se esquece que eu existo!!!
Certo é que foram mais as vezes que ele se lembrou de mim do que aquelas que adormeceu na leitura, por isso continuo a crer que ele existe, me protege e está de olho em si, e mais, a menina deve estar prestes a ser castigada, não só por desacreditar nele, mas também por ter o feio vício de passar pelos colegas de trabalho e deitar a lingua de fora. Já alguma vez ouviu dizer que esse gesto pode ter conotação leviana!? Ou será lesbiana!? ... A menina desculpe, mas isto de agora ver números terminados em 0 e 8 dá-me uma dislexia enorme, e depois claro somos induzidos em erro e dizemos disparates!!!!! Mas a culpa é de um certo licensiado, mas eu a esse ainda vou escrever, ai vou, vou!!! Já agora, comeu o condutuzinho menina, comeu!?!?
Bem, deixe-me lá ir embora, que ainda tenho que ir à Póvoa e como tenho Z6, aproveito e vou de metro!

Ass.
Já_Sinto

Anônimo disse...

Oração das Mulheres Resolvidas

Que o mar vire cerveja e os homens aperitivo,
que a fonte nunca seque,
e que a nossa sogra nunca se chame Esperança,
porque Esperança é a última que morre...
Que os nossos homens nunca morram viúvos,
e que os nossos filhos tenham pais ricos e mães gostosas!
Que Deus abençoe os homens bonitos,
e os feios se tiver tempo...

Deus...
Eu vos peço sabedoria para entender um homem,
amor para perdoá-lo e paciência pelos seus actos,
porque Deus,
se eu pedir força,
eu bato-lhe até matá-lo.

Um brinde...
Aos que temos,
aos que tivemos e aos que teremos.

Um brinde também aos namorados que nos conquistaram,
aos trouxas que nos perderam,
e aos sortudos que ainda vão conhecer-nos!

Que sempre sobre,
que nunca nos falte,
e que a gente dê conta de todos!
Amén.

P.S.: Os homens são como um bom vinho: todos começam como uvas e é dever da mulher pisá-los e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia para o jantar.
Special One

Girassol disse...

Sobre os comentarios: Caro Verão, afinal até parece que temos alguma coisa em comum, embora ainda exista o facto de tu saberes quem sou e eu não saber quem és... de qualquer forma, adiante... talvez também apareças no café na 4ª... Deus, existindo, também não é para ser compreendido... a minha única dúvida, e será até ao lado de lá, é saber onde começa e acaba o seu papel nesta vida... e também não creio que nos pregue partidas... a gente é que diz que sim...Claro, Carla, mais um assunto para conversarmos...sem dúvida... falta-nos é tempo.Inês: concordo ctg, Ele tem mesmo um grande sentido de humor, disso não duvido!Coitado, também se assim não fosse...e será que foi à FIV??? Decerto que de lá de cima se partiu a rir!!! Ah ah ah! Já_ sinto... a gente fala!