quinta-feira, 19 de março de 2009

The show must go on...

Há muitos, muitos anos havia um circo itenerante que andava de terra em terra a apresentar o seu espectáculo! E um belo dia lá calhou de vir até Valongo!

Os artistas eram só três, mas lembro-me que valiam por dez... O apresentador, o malabarista, o faquir, a contorcionista, o amestrador de feras (que agora me lembro só haver um cão....), mas o que mais me prendeu a atenção foi nem mais nem menos do que o ilusionista!

No final de cada show, a jovem circense passava de pessoa em pessoa com o seu chapelinho a recolher o apuro da noite.... e eu, maravilhada, batia...batia muitas palmas, mas dinheiro nem vê-lo, porque nem um escudo eu levava no bolso!!!

Foi essencialmente a partir desse episódio que eu decidi que não queria ser bailarina, médica ou hospedeira de bordo. Nada disso!! Eu queria ser mágica...Isso mesmo, amigos, e comecei então a minha busca pelo número perfeito que me distinguisse dos demais...

Por duas vezes tentei o truque do desaparecimento:

Um dia estavamos todos a vindimar em casa e eu para aí com os meus cinco anitos decidi esconder-me no meio das videiras, de repente só se ouvem gritos...era a minha rica mãezinha que se encontrava a costurar na cozinha e quando olhou para cima e viu as minhas pernas penduradas e eu toda contente agarrada aos arames a quatro metros do chão! Quaser lhe dava um chilique!!!Realmente, como estava totalmente encoberta pela folhagem ninguém me via... teve que vir a minha mãe estragar-me a alegria!

Noutra ocasião por volta dos sete anos, fomos à praia. Eu, as minhas três irmãs e mais duas primas sob a guarda dos meus tios e eu decidi ir ao mar...ninguém quis vir comigo, portanto fui caminhando, caminhando de balde na mão, e ia pensando como devia ser engraçado ver a cara deles se eu desparecesse...até que cansada de tanto andar, apeteceu-me voltar e...ups...mas onde é que eles estavam?? Olhava em redor, nada! Estão bem a ver a praia de Matosinhos? Imaginem o tamanho dela aos olhos de uma criança... Desatei num semelhante pranto que uma boa alma lá veio falar comigo e me levou até ao sítio onde estávamos e...quando chegámos à beira do meu tio, sim porque todas as outras andavam à minha procura ele deitou-me um olhar fulminante tal, que não tive outro remédio senão abandonar o projecto... Aliás nunca mais ninguém me deixou sozinha... aparentemente deixara de ser de confiança...

Entretanto, lembrei-me que havia um número de caminhar sobre vidros bem fixe...Tinha havido umas obras lá em casa em que se tinha substituído umas portas de vidro por portas de madeira... Entrei à socapa na arrecadação e parti um dos vidros à cotovelada.... O sangue a jorrar por todo o lado e as dores tão lancinantes.... que já nem quis saber de mais nada...

Os truques com as cartas também me pareceram porreiros. Ensinaram-me a sueca, depois o americano e finalmente o king, e eu fiquei de tal maneira viciada que só saía para comer ou dormir... o prémio não era dinheiro, não (ainda eramos demasiado pobres na altura...). Nós jogavamos a pacotes de sugus...e olhem que eu ganhei uma montanha deles, não é minha querida irmã Bé?

Foi o fim de um sonho bem feliz, mas contento-me agora com o programa do Luís de Matos que, com os seus olhos penetrantes lá nos vai demonstrando o seu talento! E por falar nisso, no caso de eu voltar ao showbizz, alguém se candidata a ser meu/minha partinére para aquele número em que o artista serra a sua vítima a meio???

Inês

21 comentários:

Girassol disse...

Eu candidato-me por amizade e solidariedade, mas olha: Não podia ser antes uma aparadelazita so dos lados?? Tinhas mesmo que me serrar ao meio??? Só precisava de tirar uns nicos dos lados ... Logo se verá...

Anônimo disse...

Amiga minha...
Vou já preparando a máquina do fiambre, e prometo que serei gentil, amoreeee!

Lisa disse...

Boa girassol, estou de acordo....

Tb me candidatava para umas serradelas dos lados, mas podias te enganar e ainda cortavas em demasia e passava a ser mais uma a engrossar a lista de anorécticas que existem por esse mundo fora.

Como diz a referida palavra: Ilusionismo é arte de produzir ilusões; doutrina que equipara a percepção exterior a uma ilusão dos sentidos.

E mt sinceramente agora tenho andado muito empolgada com o novo programa da SIC.

É que realmente os segredos que a magia encerrava estão agora a serem desvendados e realmente é magnifico como as coisas são feitas e como os nossos sentidos nos enganam.

Ainda bem que não seguiste essa carreira senão estarias a preparar-te para ir para o fundo de desemprego.

Quanto às tuas peripécias de criança, Inês, continuas a fazer-me soltar algumas gargalhadas com as tuas aventuras....

Continua com a tua biografia, que acho que ainda tens muitas historias para nos contar e alegrar o dia....

Lisa

Anônimo disse...

Minha querida Lisa,
Para ti, vou afiando então o bisturi...

Anônimo disse...

A minha bicreta tinha a roda partida
Fui tê ca minha nega que tava no café
Ela chega e diz pra mim
Amigo, ocê qué um cafuné?

Botei a bicreta prá escanteio
Num quero não mais pedalá
Anda cá, vem a mim ò minha preta
Que eu quero mais é ti apertá!

Anônimo disse...

Amigo(a) Big kiss,
O concurso é à segunda..não à quinta!
Para ti ainda vai o número de faquir!!!!!!
A big kiss para ti também...

Regueifas disse...

Ainda bem que existe apenas um mágico da máscara e milhões de Mágicos no MUNDO e EU sou um deles :)
Desde serrar a meio até fazer desaparecer .... sou Mágico .
Na maior parte das vezes até a mim me faço desaparecer ....
Acho que não tenho partes para serrar mas a perfeição é a perdição do MUNDO .

Oiçam ou OUÇAM :) ABBA ou BONEY-M que a Vossa alma Salta de prazer que é bem bonito ....

Menina INÊS hoje voltas a falar de sangue a jorrar mas ao menos não de hospital .

AINDA bem que pelo menos não é sempre a palavra CHAVE :) gostas de batas e ou de médicos ? algum fétiche por hospitais e sangues a jorrar ????


frescas ás quintas sem sangue nem hospital eheheh ABBA e BONEY-M


senhorio Não te zangues que é apenas um apimentar das cena e não para te ofender ... apenas martelar ...

sois uns sem pimenta e .....

Anônimo disse...

Neste mundo de ilusões tu continuas a supreender-me.
Todas as quintas a tua caixa de chocolates revela mais um doce.
As tuas historias encantam e divertem quem as lê e eu sou um privlegiado por isso.
Não abandones as tuas ilusões. Sem elas podes continuar a existir, mas deixas de viver.
Quanto ao voluntário é uma questão de numeros, ja sei que pagas bem(afinal és podre de rica), mas gostava que tivesses um numero especial para mim .... ja estou a ver a ser anunciado "E agora meninos e meninas, senhores e senhoras e outros, um numero especial, com alguém muito especial, feito por alguém também muito especial ........."
A magia anda no ar .... é so preciso agarrá-la.
Your Special one

Regueifas disse...

Meu QUERIDO
eSpEcIaL 1

Quando alguém apresenta .... o inicio será sempre por Menina / Senhora .

Sempre em primeiro lugar .

Mesmo no Circo ....

já não és especial ....

quintas frescas ....

Simplesmente... Nelson disse...

Cara amiga...
Estes voluntários não sabem com quem estão a meter-se!!!
Perto de ti com um canivete é um perigo, imagino com uma serra.

Quanto a passes mágicos... o melhor que sabes fazer, digo eu, é fazer desaparecer o dinheiro da conta.
ehehehehehehe

Anônimo disse...

Minha querida Inês:
Relamente as tuas crónicas das 5ªs feiras são excelentes, mas os comentários que fazes surgir são fabulosos.
Desta ves surpreendeste-me. Eu a pensar que ias escrever algo sobre o dia do Pai e eis que me sai um texto sobre magia ou ilusionismo.
A esse respeito, garanto-te que todos os meses faço aut~enticos actos de malabarismo para esticar o dinheiro até ao fim do mês e mesmo assim ele desaparece. E não é ilusão, desaparece mesmo.
Quanto à candidatura a "partenaire", eu cá por mim não me candidato. Corres o risco de estragar a serra. É que os meus ossos já são duros de ... serrar...

Verão Azul disse...

Verdade seja dita:
contigo todos os dias são aventuras ...
Relativamente às ilusões achas q já não és uma grande ilusionista? És mãe, mulher, filha, irmã, amiga, doméstica, empresária, entre outras e ainda consegues algum tempo para ti! (pouco é certo, mas consegues!!!)
Qt á candidatura a "parteneir" não obg - ainda me poderias cortar alguma parte mais proeminente e dp fazia falta!!!
E a seguir lá íamos ter o Regueifas a confirmar o teu fétiche por batas brancas e hospitais!!! :)

Girassol disse...

Gostei mesmo da poesia do BigKiss!! Sério!!O Regueifas tb é mágico??? Boa!!O Gajo/a tá em todas !! Que te falta no curriculum??? E deve ser um manequim com tudo no sítio :) nada para aparar, sim senhor! Oh Special One: Agarra-a lá!!! Senão a frustração começa a transparecer...

Anônimo disse...

Sabes, também eu tenho desses desvarios de mágico, quantas e quantas vezes estás tu a dormir que nem um tronco e eu com insónias a pensar em como te poderei fazer desaparecer (sim, é irritante ter insónias sozinho :P).

Ou então, naquelas alturas em que a toda a gente me chateia, tu, os maluquinhos no trabalho, a nossa descendência, etc., sonho com mil e uma formas de ser eu a desaparecer.

Mas o teu maior número de desaparecimento é já muito conhecido e é como diz o Nelson...

Anônimo disse...

Ò Fonte... isso lá são maneiras de falar da mulherzinha???
Special 1 - you steel keep on being my number one!!!
O Regueifas querido, pode deixar esse ciuminho bobo, que o menino também tem um cantinho bem jeitoso no meu coração...
Ò Nelson...eu ia a dizer uma coisa, mas acho que não vale a pena...ahahahahahah
A todos os outros, os que apareceram e os que eventualmente possam vir cá dar um ar da sua graça: Ide comentando, amigos, mas sempre com delicadeza...porque aqui a burra, rica, snob, parola e doida gosta imenso de todos vocezes.........

Anônimo disse...

Quando vi o título do post pensei: ... Dasss !!!! o Fredy Mercury ressuscitou !?!?!?!?
Mas não, isso era tal e qual conseguir observar o D. Sebastião a passear no seu cavalo branco (a propósito, chamava-se JoséSócrates)numa noite de nobueiro; como gostava o JoséSócrates de levar cu nobueiro em cima, ou em baixo, tudo dependia da densidade do ar !!... Mas adiante que isto não interessa nada...Certo é que o Circo também sempre me fascinou, recordo com saudade um certo dia, há muitos, muitos anos atrás, ainda S.Mamede aspirava a ser Vila (hj já é cidade), e quando o "Dallas Circus" montou tenda no terreno onde é hoje a actual junta de Freguesia.
Do programa faziam parte desde a gorda Ilusionista que sacava moedas do nariz e das orelhas dos putos, até ao tipo que passava com a Sachs V5 Top Racing, em cima do peito de um outro deitado sobre vidros, e também uma matilha de caniches amestrados com o pêlo cheio de chocas e avermelhado por baixo, sinónimo de higiene cuidada... Ah e claro, os palhaços rico e pobre, que saltavam de uma cadeira "sem tirar as pernas da cadeira" ... Preço do bilhete, 150$00 para a plateia sentado nas tábuas e para as cadeirinhas de plástico variava entre os 300$00 e os 600$00 conforme a fila ... Bons tempos aqueles em que ouvia a velha Ford Transit a passar com um grande altifalante em cima a anúnciar "hoje ás 18:00h e 21:30h n perca o SENSACIONALLLLLLL ESPÉCTÁAAAAAAACULOOOOOOOOO de DALLAS CIRCUUUUUUUUUS" ....
Passaram anos, muitos anos e agora no terreno lamacento onde se erguia a tenda do circo que era a alegria dos putos, ergue-se agora a Junta de Frequesia da Cidade de S.Mamede de Infesta, porém deixou de haver circo, mas passou haver bailarico para os avôsinhos irem meter 1 pésinho de dança aos 1º e 3º Domingo de cada mês ... é vê-los aguardar à porta ansiosos k abra para poderem ir desgastar a adrenalina em excesso... Enfim o que talvez um dia me estará reservado.

Hérnia no Hiato

Girassol disse...

Não te disse que fazias falta??? Mesmo com esse nome ... E tu danças Hérnia do Hiato??? Fico a espera k te mantenhas!

Visconde Oliveira do Paço disse...

Gira---Sol--ou--Gira--Simplemente

Talvez eu devesse tomar mais café...
quem sabe assim o meu coração passa o dia acelerado
e esquece do que se foi.
não tenho capacidade para me adaptar e não nego.
de tempos que tento fingir que estar aqui é o que quero,
e falho.
nada é imune às mudanças do tempo,
dos ventos.
Pude sentir isso,minuciosamente.
Algumas coisas que se foram acabaram e voltaram melhores,
mas não fui eu que as determinei.
Não posso controlar o que depende de mim,
e que dirá o que não depende.
E os caminhos vão-se traçando
sem que eu veja esse caminhar.
Fico de longe a olhar as coisas das quais já fiz parte.
Das vidas que já se colaram tanto,e que se confundiram.
hoje as coisas estão dispersas,
nada mais é o que era.
Tudo aquilo que já foi e é preciso aceitar.

Delirios superiores de uma rua do Centro at+e ai DENTRO ....

Girassol disse...

Gosto deste Visconde...embora tenha confundido, digo eu os sitios dos comentarios... todos assistimos muitas vezes à vida a passar como se não fôssemos nós a vivê-la, e digo-lhe que é essa é a parte mais fácil e cómoda! Mas certamente, que como todos, o Sr. também já sentiu que naquele exacto e preciso momento estava a viver! Já sentiu o " Aqui e Agora" em alturas da sua já longa vida, deduzo que seja uma pessoa com uma certa experiência, e pela forma como escreve, que já tenha tido diversas... e é dessas que se recorda que a vida é feita...o que não recordamos é precisamente o que passa naqueles momentos em que fingimos viver... a correr...

Anônimo disse...

Eu já nem sei se és a minha irmã, se uma lunática que se faz passar por ti... Que raio de experiência foi essa da qual fui excluída? Será que não havia dinheiro para 4 bilhetes? É bem provável! Ou então porque eu e a mana mais velha estávamos de castigo desde o último circo que divertiu Valongo tinham aqui as catraias uns oito e dez anos, respectivamente.
Bem sabes que gosto muito de ti e que estou em débito para contigo. Até te pagava os pacotinhos de sugus,mas como sou tua amiga e interesso-me pelo teu bem-estar e linha a manter, pago-tos na próxima encarnação, tá-se bem? Pois e com isto quase que perco o fio à meada (a surra da derrota ainda me caleja o dedo mindinho): não me ofereço para partenaire, pois bem sabes que precisas dos meus préstimos para cuidar da tua prole e além disso estou um bocado roliça e não caberia na caixota! Mas, e como fãs não te faltam, é melhor começares a fazer já um casting e a aceitar inscrições.
Abracinhos calorosos!

Anônimo disse...

Minha querida prima

Como sempre, os teus Blog, são hilariantes, a tua vida também o é.

Ignorante, eu, pensar que a minha vida é que era um verdadeiro filme de acção.

A ti, dou-te um concelho, faz um livro, já vi biografias de pessoas bem mais importantes, que são uma taxada.

Estou muito em baixo forma, para dar um comentário adequado, ás tuas peripécias, tenho a certeza que se estivesse em forma, dava um contributo mais engraçadinho

bjs