sexta-feira, 20 de março de 2009

Transparente e sem armadura...


Tinha pensado escrever hoje sobre as árvores, as flores, os passarinhos, as abelhinhas, o pólen... Mas depois pensei que podia não ter muita "venda". Ainda me ocorreu aceitar a sugestão de um fiel seguidor deste blog e falar sobre os homens que amo, que amei e como eles me amam ou amaram, mas também achei que poderia ter "vendas" demais. Então decidi escrever sobre falsidade e hipocrisia. Estas palavras, e não só as palavras, têm feito parte da minha vida recentemente. E sinto-me por enquanto ainda muito feliz por conseguir distinguir algumas atitudes.
Por mim falo, que enquanto crianças e adolescentes vamos conseguindo ser, quase sempre, genuínos e verdadeiros, mas com o passar do tempo e para sobreviver na selva que é a vida vamos aprendendo a " Arte da Hipocrisia. Na maior parte das vezes para não entrar em guerras que sabemos perdidas à partida, para não magoar alguém, para avançar na carreira, para não criar mau ambiente entre as pessoas, vamos aprendendo a sorrir pela frente e a insultar por trás.
Não, não é bonito de se dizer, muito menos de se admitir.
É claro que haverá sempre aqueles que nunca o foram... Para esses o meus parabéns!
O que me preocupa de facto é poder vir a ser um dia uma hipócrita a tempo inteiro...
Para que isso não aconteça, conto com a ajuda daqueles a quem na semana passada chamei de AMIGOS e esses quando me ouvirem dizer que " estou transparente e sem armadura" saberão que falo a verdade!
Devemos, digo eu, evitar sem grandes perdas e derrotas, a hipocrisia, pesando os ganhos e os prejuízos... matando quem merece sempre com uma arma melhor do que aquela com que nos tentam atingir, e não conseguindo algumas vezemos, perdoemo-nos por usarmos a mesma. É o que tenho hoje a dizer, sem hipocrisia.

Manuela

11 comentários:

Anônimo disse...

E quando a gente ri, quando só apetece chorar??? Isso também é hipocrisia??
Na minha modesta opinião, a culpa é da sociedade que podre como está, exige de nós "boa-cara" em todas as situações, seja para progredir na carreira, seja para não criar o mau ambiente como falaste no teu texto...
Bem vinda minha querida a essa maravilhosa arte (a de pôr e tirar máscaras todos os dias)!
Mas lembra-te: "O moinho do Senhor mói muito lentamente, mas a sua farinha é finíssima".
Mantém-te como és, gosto de ti assim, mesmo com os óculos rosa-choque!!!!

Verão Azul disse...

Querida Girassol, com uma mudança tão brusca de pensamento para este post questiono-me o q terá acontecido?
Concordo q haja situações na vida de todos nós em q consciente ou inconscientemente somos hipócritas, mas talvez seja por isso mesmo q conseguimos viver em sociedade: qd somos frontais a maior parte das vezes somos incompreendidos e ostracizados; qd ocultamos o nosso verdadeiro EU conseguimos relacionar-nos com todos mas aí: ficamos "entalados", amargos e a nossa consciência desassossegada! Tenho uma grande virtude(ou defeito - como me costumam dizer!) falo sempre pela frente seja contra quem for, e já mts vezes na minha vida sofri por causa disso! Sp que há alguma coisa para dizer nunca deixo de o fazer! As excepções acontecem qd vejo q as pessoas ou as situações não valem o esforço! Mas ser hipócrita, por uma só vez q seja somos todos e quem assim não for q atire a primeira pedra!A diferença reside em quem faz da hipocrisia uma maneira de ser ou quem o é qd o tem forçosamente de ser! Mas, transparente e sem armadura ... não acredito q haja alguém assim pelo menos no mundo em q vivemos, só vitualmente ...todos temos um lado obscuro: um segredo,uma mágoa, qq coisa q nos impede de ser uma pessoa como dizes:pura!

Girassol disse...

Querido Verao Azul: Voltei a ler o meu texto, o que não costumo fazer, e além de ter detectado uns pequenos lapsos de escrita, não consegui encontrar a parte em que falei de " pura". E só para te esclarecer, a ti e aos demais que não tenham compreendido o que escrevi, eu não disse que estou sempre transparente e sem armadura, aliás raramente estou... muito raramente, mas quando estou, as pessoas a quem chamo de AMIGOS, diante dos quais tiro a armadura, saberão, que estou a ser verdadeiramente EU!

Verão Azul disse...

Girassol, tens q ler melhor: conforme escreve mts vezes o Senhorio: "... é preciso ler nas entrelinhas..."
No hard feelings

Anônimo disse...

Para ti:
Pena é que não possa ouvir-te cantar e espero que apesar desta letra fazer parte muitas vezes da vida de todos nós , não o faça por muito tempo... por ser triste e porque gosto de te ver rir e sorrir! Não feches as portas do teu mundo!!!! Aqui fica- Pele:

Fechaste as portas do teu mundo
Na esperança dele se encontrar
Vais contando o tempo quase ao segundo
Parece não querer passar
Fazes de conta que está tudo bem
E andas às volta quando estas a sós
Gritos mudos que só tu entendes
No profundo silêncio
Que é a tua voz

Não precisas de te esconder
Ninguém te vai encontrar
O que está escrito na tua pele
Só tu para o decifrar

Guarda o teu
Traço a pincel
A história
Da tua vida
Escrita, sentida, tatuada na pele
Quem lá escreveu
Com a tua permissão
Nem sequer, nem sequer percebeu
E perdeu a folha tão por entre as mãos

Guarda o teu
Traço a pincel
A historia
Da tua vida
Escrita, sentida, tatuada na pele
Quem lá
Quem lá escreveu
Com a tua permissão
Nem sequer, nem sequer percebeu
E perdeu a folha tão
E perdeu a folha tão por entre as mãos

carla cabral disse...

Olá Amiga!
Que belo tema que tu pegas-te.Vou fazer um breve comentário, mas vou guardar este tema para uma das nossas conversas ....
Em toda a sociedade existe a Beleza, Moralidade, Virtude, Coragem, Verdade( sendo que é só para alguns!) e em toda a sociedade existe a hipocrisia.
A hipocrisia segue um padrão do fingimento, do faz de conta, da premeditação. Para quem está a ser hiprócrita é doloroso pois a falsidade está nele e ele sabe!Para quem a recebe, se a desconhecer não haverá mal algum,a acção do hipócrita será mais cuidada e mais vigilante, mas tambem o seu sofrimento será maior.(Oh!.. o breve já vai longo!....)e quando for descoberta, a vergonha virá acompanhar a hipocrisia e uns tantos sentimentos baixos.
Para terminar, devemos, não nos permitir que possamos ser hipocritas connosco mesmos, e caso o sejamos, um amigo é uma boa ajuda.
E como o meu amigo disse e subscrevo: "Sem hipocrisia és uma grande amiga."
Beijinhos Carla Cabral

Girassol disse...

Tenho saudades realmente das nossas conversa... Obrigada... e sem hipocrisia, como disse, diante dos meus AMIGOS não uso a armadura...tem um lugar muito especial no meu coração e na minha vida também... além de que é também uma boa conselheira...Beijinho muito grande!

Anônimo disse...

A hipocrisia é feia, tem pernas tortas a inclinar para o lado direito. Usa uma capa para se esconder. Uma capa com muitos “inhos” para tocar mais fundo no coração atormentado de quem tem que decidir e nomes pomposos para humilhar.

A hipocrisia fala mansinho, mas tem dentes que condenam. Tem gengivas inflamadas pela mentira, mas não se assume. A hipocrisia é um armário de consciências beatas fumadas no passado distante que teimam em aparecer com orações pelo amor para mandar fumo para os olhos dos indecisos. A hipocrisia esconde-se na moral e nos valores altos, mas é traiçoeira e voa baixinho em grande confusão.

A hipocrisia esquece que ninguém gosta de perder parte de si, mas esquece também que não se pode condenar aquele que perde. A hipocrisia esquece que quem decide perder, sofre. A dor não é um alívio, é um tormento que só se justifica pelo inevitável amor e respeito pelo futuro que não vai haver.

Se houvesse futuro haveria amor de mãos dadas e nada seria necessário para além do amor. Esse não é o mundo podre da hipocrisia, onde o que interessa é aparecer e esperar que o amor venha oferecido do céu mesmo que nunca exista amor na terra da hipocrisia.

A hipocrisia diz não ao amor verdadeiro. O amor com futuro precisa de sim.

SP

Visconde Oliveira do Paço disse...

Visconde Oliveira do Paço :

Na multidão do MEU vazio, espalho-me e perco o que já não possuía.

Deitei coisas fora, aos montes.

Chutei o pau que sustentava a barraca da minha confusão.

Dei nomes e cores aos meus delirios insustentáveis, mudei o prumo pra tentar perder o rumo errado. Sustentei as minhas verdades incorrigíveis e esculpi em formatos antigos, aquilo que me mantem de pé.

Desatei o nó que se formava, tentando naufragar. Criei os novos laços, revi os anteriores e fui embora sem olhar para trás.
Despedacei o que não é possível colar.
Colori metade da minha alma, enquanto espero a cor cinza desse absurdo e a ver esse seu desfazer.

Hoje é Sabado ....FIVs ....Paços...Caminhadas...Alegrias...Duvidas...Coletes e Armaduras...Hipocrisias....e coisas que tais que são demais ....

Menina Inês Gostei do Vosso Post :)

De uma Rua do CENTRO até ai DENTRO .....

Anônimo disse...

A menina Inês, muito sensibilizada, agradece e retribui a gentileza a S. Exa. o Sr. Visconde Oliveira do Paço...

Lya disse...

Por vezes as pessoas preocupam-se em demasia em "fuck er" os outros a todo o custo, infelizmente até há pessoas que só vivem disso...

Literalmente "cago" para essa gente e como me conheces muito bem, sabes que digo na cara de quem for (seja o chefe, seja o presidente...) se o penso, mais depressa o faço.

Por isso, nem vale a pena perder tempo com essas cenas.

VIVA A VIDA!!!
VIVA os alegres momentos que passamos com os nossos homenzinhos o teu H. e o meu P.

Beijokas grandes para TI AMIGA!!

Lya