quinta-feira, 26 de março de 2009

Querida!! Olha a criança, que eu estou com muito sono....

A pedido de vários leitores cá do Blog, aqui ficam algumas considerações sobre o dia do Pai. Nada como experienciar um jantar comemorativo para ter tema de conversa para um post...e este será dividido em duas partes:

1ª parte:
“Há bons pais e outros assim-assim.” Inês

Vou-vos então contar um episódio passado comigo há muitos anos atrás:

Quando andava na terceira classe, tiramos uma fotografia (só, e em grupo na escola) para oferecer no dia da Mãe, e a professora mandou perguntar ao pai se a queria comprar para depois adornar com um bonito poema e fazer uma surpresa à mãe...Cheguei a casa toda contente e perguntei ao meu pai. A resposta foi curta e seca... -”não quero saber nada disso...” sic

Vocês esmoreciam??? Eu cá nem por isso...(já viram se eu era a única que ficava sem prenda????), fui ter com a minha mãe a ver se ela estava interessada em pagar pela sua própria surpresa... e é claro que fiquei com a foto da Maria Trançuda Sem Dentes que podem apreciar já aí em baixo.


Pensando bem, até que compreendo o meu pai...para que é que ele quereria dar uma foto à sua esposa da quarta decepção que ela lhe deu???

Eu até sei que este episódio nem tem nada a ver com o dia do Pai propriamente dito, mas já daqui se depreende em qual das duas categorias estava o meu paizinho inserido...

2ª parte
Neste ano, as professoras das minhas crianças decidiram convidar os pais a acompanhar por uma hora os seus rebentos, e foi a lembrar-me do triste episódio que referi em cima, que implorei ao maridinho que perdesse uma manhã de trabalho, ao que ele acedeu e pelo que ouvi dizer, correu tudo muitíssimo bem.

O dia estava pois decorrido quando me vem à lembrança mais uma das minhas magníficas ideias (peregrinas). Tratei então de convidar S. Exa, para que em conjunto com sua senhoria (a minha pessoa), e ainda a minha irmã Ana, cunhado e respectivas proles saissemos para jantar...

Ora vocês bem sabem que uma snob como eu, escolheria sempre um restaurante 3 estrelas Michelin!!!, mas como era eu a pagar, contentei-me em ir à Telepizza de Ermesinde. O objectivo era os adultos comerem sossegaditos enquantos as crianças brincavam naquelas espécies de jaulas plastificadas...

Puro engano caríssimos amigos! Os sobrinhos e o tremoço da minha filha saltavam que dava gosto, porém, o meu mais pequeno desatou num berreiro que parecia a matança do porco...Ò mãe (reparem por quem é que o miudo chamava...) não conxigo!!!

Eu nem tem mais nada, qual concorrente dos Jogos Sem Fronteiras, tirei os sapatos e toca para dentro da rede a ver se conseguia acalmar o rapaz... Conseguia qual quê?? Ainda mais berrava... o pai bufava, os outros comensais riam-se que nem perdidos, enfim... ainda levei com várias bolas na cabeça.No final tive que pagar a janta, tive de aturar os olhares malignos do papá, e ainda tive que ficar com o miúdo ao colo enquanto todos se lambuzavam com a pizza. Soube, neste mesmo dia em que vos escrevo, que é altamente provável que haja uma gravação desta minha tristíssima figura no restaurante, mas quem quiser que vá lá perguntar, porque eu não vou de certezinha absoluta...)

No final da refeição e quando chegamos a casa,tinha para ver dois magníficos porta canetas artesanais e ainda um poema (cortesia do Jardim de Infância da Ilha). Conto convosco para me darem a vossa opinião sincera...aos reparos entre ( ) que fiz ao mesmo...e ainda o punha a rimar....

* Poema ao Pai*

*Ainda sou pequenina
Como um botão
Guardo o Pai no Bolso
e a mãe no coração* (repararam qual o lugar de cada um, não repararam??)

*O bolso rasgou-se
O pai caíu ao chão* (olha que pena...)
*peguei nele ao colo
guardei-o no coração* (ò amigo, chega p'ra lá, este lugar já está ocupado...)

Inês

13 comentários:

Simplesmente... Nelson disse...

Amiga,

Depois daquele célebre vídeo com que mimoseaste o vasto "auditório" blogueiro e como alguém disse um dia... mais fundo seria impossivel!!! Eis que tu, tal como um verdadeiro Houdini, sacas da cartola um verdadeiro coelho, para gáudio do magnífico público que nos acompanha...

Pois agora, irei dedicar uns minutos à leitura de tão grandioso post.

Anônimo disse...

ola donzela,
finalmente pude te conhecer, já sei k a foto tem uns anitos a menos, e tu agora deves ter uns dentitos a mais, mas finalmente posso ver o rosto por detrás das palavras que me encantam e divertem às quintas.
Aconteceu a ti como aconteceu a todos(espero k o meu Pai não saiba)nós, mas sempre foi assim as Mães sempre foram as mais doces e carinhosas, os pais são mais homens, mas não é por mal, faz parte da sua masculunidade, basta olhares para os cometários que Pais e Mães aqui fazem.
Quanto à 2ª parte tens de confessar uma coisa, tu adoraste andar lá a brincar com as bolinhas e a escorregar, sentiste como uma criança novamente.O teu filho foi mais um pretexto para regredires aos tempos da desdentada da foto.
Já agora a peristência fica-te bem e deves usá-la sempre.
Special one
SP Kiss ... à espera das quintas.

Girassol disse...

Começando pela parte (sempre) mais interessante dos textos que a malta escreve, vou comentar os comentários! Eh eh eh! Um dos comentarios do Toze será certamente, digo eu, que agora tás bem mais gira, só que infelizmente sem o olhar e sorriso inocente... ou felizmente ;).... e ao Special One, acredita que agora a donzela tem mais dentitos e que o rosto agora tem bem mais charme... tens que a ver ao vivo...quem sabe um dia destes num almoço??? Mas desde já te aviso que pode ser perigoso, de tal forma que esta Mulher está impregnada de um forte magnetismo! Se já não vives sem as palavras dela às quintas, imagina como será depois de conheceres a dona de tão " divertidas e encantadoras" palavras! Eh eh eh!! Agora a parte de comentar o texto da minha amiga de um dos dedos: Em primeiro lugar- Tenho que te dar os parabéns pela coragem de publicar uma foto destas!!! Eu tb tenho uma assim, mas nunca a publicaria!! Parabens pela coragem!! Depois falando de pais, eu tenho o melhor do mundo!!! É o meu exemplo de vida, que infelizmente não sigo tanto como deveria!! Mas é o meu "mestre"!!És tão má!! Quarta decepção que a tua mãe deu ao teu pai??? Deixa as tuas irmãs lerem o que lhes chamaste! Bé, não a defendas desta vez!! Adorei os comentários entre ( ). São a tua cara, Maria Trançuda sem dentes!!

Anônimo disse...

Vê-se logo que a senhora nasceu depois do 25 de Abril. Pois devo dizer-lhe, que a mim também me tiravam fotografias mas eu já sabia que nem valia a pena trazer para casa para pedir dinheiro. Os nosso pais devem ser parecidos.
Quanto ao seu jantar minha querida, ainda acho que devia ser multada, porque, o que fazia um menino com menos de 3 anos dentro do brinquedo??? não sabe que só entram depois dos 36 meses?
Olhe, dê-lhe um danoninho!

Anônimo disse...

Ò Nélinha...
Nem parece que entende os textos que lê... então não vê que aqui deste lado é a sua amiga maldizente???
O seu pai é o melhor do Mundo??? Olhe que novidade, o meu também o é (para mim, claro)...
O que é que quer que diga do meu Pai???
Que simplesmente é o Homem mais trabalhador, honesto, íntegro, grande apreciador das coisas boas da vida...e que é possivelmente devido aos genes dele que eu sou como sou???? Ahhh a parte da modéstia fui puxar à minha mãe!
Minha querida, deixe desse bota-abaixo da sua amiga...e confesse...adorou o texto só que lhe falta uma pontinha de sentido de humor!
Mais oportunamente, durante um almoço, quem sabe? eu lhe explicarei o quanto devo ao meu Pai...e não se esqueça, veja se descobre quem é o SP, que eu adoraria conhecê-lo!!!!!
P.S. Pai, és o Melhor do Mundo!!!!!

Girassol disse...

Ah!! Bem me parecia que a Linda Menina Trançuda sem dentes, sim, pq ela é linda!!! tem um coraçao!! Arre rapariga tava a demorar a mostrar!! Mas o teu pai vai ficar contente quando ler esta parte do blog, que no fundo é sempre a mais interessante, repito, quanto a todos os textos! Beijo grande, donzela! AH ah ah!

Anônimo disse...

Bem gostaria de saber Inês? Porque motivo o dia do Pai, para ti é mais um dia em que vem ao de cima o teu mau feitio, e transformas o Dia especial do teu digníssimo marido, fazendo dele uma óptima Baba, no entretanto fico por saber, se o mandaste fardado, ou não? e ao escreveres que o Dia correu sem problemas, fico sem saber como O acalmas-te, pagando à hora, ou ao feitio?

Às quintas areia no baloiço

Unknown disse...

Querida Inês,
Finalmente compreendi-te!!! Afinal a história de ser chique, "prada", não frequentar as FIV's e tal e coisa ... era só para enganar!!! ahahah

Tu és uma pessoa do povo,excelente mãe, desinibida,e mt bem disposta!!! (SEMPRREEEEE!!!)

(É por isso q gosto de ti apesar de vez em qd dar uma alfinetadazitas, mas se assim não fosse isto não tinha piada nenhuma!!!)

Bom passeio!

Anônimo disse...

Agora a minha versão... a do Pai.

Adorei a parte de estar com a criançada na suas respectivas escolas. Principalmente a atitude da minha mais velha que me fez uma visita guiada a uma escola que pouco conhecia e a forma orgulhosa com que dizia "este é o meu Pai" aos colegas. Adorei fazer desenhos com eles e estar mais um pouco na companhia deles. Esta foi a parte que correu sem problemas.

Quanto à restante história, também tem a versão Pai. A versão Pai é que ele adora estar com as suas crianças INDIVIDUALMENTE, já que quando estão juntas, apesar da diferença de idades, parece que o anti-cristo se ergueu e varreu todo o que se lhe opunha. Como tal, depois de ter "perdido" a manhã de trabalho, e de andar completamente stressado e frustrado da parte da tarde, a última coisa que o Pai queria era levar com uma sessão de gritos do clones dos coelhos da duracel (e eram logo 4) aturando, como sempre, o turbilhão de cataclismos da reunião da criançada pois não pretende privar a sua descendência do convívio entre eles e com os outros.

Um bem haja ao teu Pai que te fez a ti, mas já agora podia ter-te dado mais porrada quando ainda tinha influência. Assim logo já vais beijar a esquina do armário e só termina no dia da mãe...

Fonte no Deserto disse...

Inês escolhestes uma foto para postar muito boa, hoje já sabes que a simplicidade do tempo da primária não permitia muitas vaidades nem perspectivas de futuro nos passeios da moda.
Eu estou totalmente de acordo com atitude do teu pai, ao não comprar a fotografia, eu também não comprava uma foto, em que tudo esta torcido como uma regueifa, com a agravante de ter um furo análogo nos dentes de leite.
São repas, são camisolas desalinhadas e mal vestidas, são colares com pechisbeque ao lado, são tranças incertas, são poucos livros na mesa para tanta inteligência, são letras ao acaso no cenário, são rubores de tanta roupa.
Depois, e apesar de tudo, aprecio o teu sorriso indefinido, e a certeza de quem domina a cena.

À sexta areia na trama

Anônimo disse...

Ora ai está um tema muito interessante, é apenas o meu tendão de Aquiles, mas não penses que vou desatar aqui num berreiro, "Aí coitadinha de mim, aí que já não tenho paizinho, aí coitadinho do meu paizinho..."

Bons eram esses tempos. A doçura, a ternura do meu paizinho.
Tenho cenas iguaizinhas, aquela da fotografia: "Pai, esteve um fotografo na escola ..." e mesmo antes de eu acabar a frase ouvia "NÃO"
Mas, tal como tu, a mãe: "Mãe, esteve um fotógrafo, na escola..."; "Vai pedir ao teu pai"; "Mas, mãe, fiquei tão gira, e eu queria tanto". É claro, que a mãezinha ao ouvir, que a sua única filha fêmea, estava gira, os olhos dela até brilhavam de orgulho, lá tinha a foto. Mas na verdade vos digo, certo estava o meu pai, pois tenho 3 fotos, de quando andava na escola, e elas são exactamente iguais, o mesmo corte de cabelo, a mesma roupa, a única coisa que mudava era um livro que tinha em cima da carteira, onde se via 1ª classe (entenda-se o 1º ano, hoje em dia), 2ª classe, 3ª classe. Que horror!

Quanto aos teus catraios, e lindos meninos, são iguais aquilo que eu era quando piquena, ou melhor, eles até são melhore um pedaço largo.
Eu, numa família só de homens (3 irmãos), era uma Maria rapaz. Andava sempre com fisgas, atirar pedras, não tinha medo de rapaz nenhum.
Andava sempre na rua. Havia algumas ruas que era impossível passar, pois havia sempre um rapaz (era o Miõe)que corria toda a gente a pontapé. Mas eu, habituada a essas andanças, de vez em quando lá me embrulhava há chapada, ao pontapé e com aquilo que me viesse à mão para lhe atirar. Quando chegava a casa, não se passava nada, nem um pio, os meus pais nunca chegavam a saber de nada. Tu pelo menos vais sabendo alguma coisita, não?.
Tinha muita coisa para acrescentar, mas não quero tirar o teu protagonismo, fica para uma próxima
Bjs

agulhitas disse...

COMO PROMETIDO,CÁ ESTAMOS NÓS PARA DEIXAR O NOSSO COMENTÁRIO..
RELATIVAMENTE À TUA MAGNIFICA PERFORMANCE NA FOTO DE MARIA TRANÇUDA: QUEM NÃO PASSOU PELA FASE DESDENTADA E DAS CAMISOLAS DESALINHADAS QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA!!
É CLARO QUE NAS NOSSAS FOTOZITAS DE INFÂNCIA JÁ EXPERIMENTAMOS UM FOTOSHOPEZITO!!!
NO QUE TOCA À TUA FACETA DE MÃE DE FAMÍLIA, FARÍAMOS EXACTAMENTE O MESMO: ENTÃO IAMOS PERDER A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR A MARAVILHOSA PISCINA DE BOLAS E COLCHÕES INSUFLÁVEIS?? PORQUE PENSAM QUE VÃO LÁ MUITOS PAIS!!!???

FICAMOS ADEPTAS DESTE VOSSO" ESPAÇO DE AMIZADE"

"AS AGULHITAS"

guidinha disse...

Querida Inês:
Os teus filhos devem ser uns queriduchos, por isso não te importes com as figurinhas que fazes junto deles. Daqui a uns anitos, quando eles quiserem sair à noite, ir à disco ou simplesmente te fecharem a porta do quarto na cara para poderem trocar sms e mails à vontade, vais ter saudades do tempo em que o pequeno chamava por ti e dizia "Mãe, eu não conxigo". Quanto à foto, eu tenho algumas iguais: o mesmo cenário, afinal frequentei a mesmíssima escola que tu, o mesmo cabelo escuro, ora em tranças, ora solto, enfim, os mesmos dentes, bom, modéstia à parte, menos podres, mas mais sacholas. Naquela altura ainda não se usavam aparelhos. Mas a gente posava para a fotografia toda contente, se calhar era por ser apenas uma vez por ano!... E mesmo que o pai ou a mãe não quisessem ou não pudessem comprar a dita, a verdade é que Pai só há um e Mãe só uma, de modo que estes dias são mesmo especiais. TAlvez nos devéssemos lembrar daqueles que nos deram a vida, a educação e os valores (e não estou a falar de dinheiro, é pena!!!! Ah ah ah!) todos os dias do ano, pois receio que no dia em que perca os meus pais, não saiba muito bem o que fazer. A segurança de um pai ou de uma mãe é fundamental para cada um de nós. Por isso, menina Inês, vá ajudando a crescer os seus filhotes, decerto que é uma boa mãe e estou certa que o seu marido também desempenha um belo papel de pai.
Beijinhos e até à próxima 5ª.