segunda-feira, 23 de março de 2009

Império de palavras

Minhas palavras não são minhas.
Minhas palavras são as tuas,
as dos outros.
Palavras são verdades, são mentiras
São palavras que não tinhas,
São verdades todas cruas.
As dos outros, são verdades que não
tiras às verdades minhas.
Todas nuas.
Que as oiça quem tiver ouvidos,
pois as palavras minhas,
tuas e dos outros,
São gemidos,
sentidos e perdidos pelas ruas.
Na verdade,
as palavras não são minhas
nem dos outros nem são tuas.
Quem manda nas palavras,
são os homens
que têm a força das gruas.
Mas ai deles!
Melhores dias chegarão.
E as gruas poderosas tombarão,
sem conserto e não mais serão rainhas.
Aí. Aí sim.
As dos outros e as tuas serão palavras
Minhas...

Baltazar Branco - Nov. 1978

4 comentários:

Anônimo disse...

Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperançar louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.

SP e P.S. - Não sei fingir ...

Anônimo disse...

Mal te conheço, mas agora que és o meu fornecedor cinéfilo, eis que me vejo aqui não para comentar ou criticar o teu texto, mas para te "parabernizar" (as influências do português do brasil estão mesmo a chegar, né? Por isso o povão de Portugal e arredores terá que se ir habituando (mais outra marca, o gerúndio). O teu texto faz-me recordar um poema de Eugénio de Andrade "As palavras" que muito me agrada, por isso só te posso incentivar: Força, poeta amigo! Valongo está contigo! A minha irmã anda a cravar aqui o people para um poema ou um soneto ou coisa parecida sobre o Pedalar pela Cidade, mas já vejo que não é preciso concorrer, tu ganhas de longe!!!
Saudações! Conto com novos filmes lá para a Páscoa, ok?

Girassol disse...

Confesso que comecei a ler o texto e me surpreendeu o facto de estar a perceber o conteúdo...só depois de ver o nome do autor, compreendi... E que bem que escrevia... fico à espera de ler muitos mais textos deste autor, que pelos vistos, soube ser um grande Homem e mostrar os seus sentimentos, e isso é sempre de louvar, uma vez que é rarissimo!!!

Girassol disse...

Agora um comentario a um comentario, pq n podia deixar de ser: SP... acho que ainda me apaixono pelas tuas palavras!!! Sem dúvida, para mim este foi o teu mais belo comentário de sempre!! Palavras ditas na hora certa podem mudar uma vida e mais não digo, apenas que adorei o teu poema!