quinta-feira, 12 de março de 2009

É prá menina e pró menino...

Tendo sido convidada para ir à feira sábado passado, assim que acabou a aula de Tai-chi, lá fui eu bater à porta da minha amiga a fim de bater uma perninha e pôr a conversa em dia....

Levava comigo o meu bloco de notas mental....parece que já adivinhava o post que se seguiria!!!

Em primeiro lugar tenho de vos esclarecer, dizendo-vos que tenho um fortíssimo trauma de infância em relação à feira, pois ainda bem pequena acordavam-me e arrastavam esta pobre criança ainda estremunhada pela rua abaixo no intuito de carrega-la de sacas cheias rua acima!

Passados uns bons dez minutos de caminhada chegamos à porta daquilo a que a minha mente tinha imaginado como o Harrods Valonguense! E olhem que eu esforcei-me mesmo muito a sério para ver as coisas o mais Zen possível!!!

Bem... de qualquer das formas, começamos na secção de prêt-a-porter a três euros e eu espantava-me!!!!, era um frenesim tal de mulheres a fuçarem os trapos... e então a minha amiga???Genuinamente feliz, pegava em camisas e túnicas (olha querida...tudo a um euro) e eu pensando cá para os meus botões: Jesus Bendito, até para pano de chão eu não os queria....mas enfim....

Compondo a melhor cara possível passamos aos saldos de lingerie: Uauuuuuuuu! Soutiens rosa choque a dois euros...incrível, e alguns para aquelas desgraçadas pouco abonadas, tinham umas gingajogas nunca antes vistas por mim (pensando bem, o rei da cueca e a moderna estão verdadeiramente desactualizados)... são aquele tipo de suporte peitoral que tem uma mama a fingir dentro do soutien para acrescentar um pouco de salero às senhoras....

Depois fomos à frutaria e aí eu tenho que dar o braço a torcer, a fruta pareceu-me de qualidade superior à do supermercado.....

Enquanto ela comprava os vegetais eu olhei para trás e descobri a, chamemos-lhe assim, secção de marroquinaria e o que me saltou imediatamente à vista foi uma descaradíssima imitação de uma mala “Prada”, fui investigar e...mal me cheguei ao artigo para melhor o observar (para grande mal dos meus pecados era a única possível cliente), vem assim a vendedora que tinha um problema gravíssimo de falta de dentes e diz-me: -Pode escolher, amoreee.....

Eu estava que desmaiava...nem sei como me aguentei: -Estou só a ver disse eu...E voltei imediatamente para junto da minha guarda-costas...

Continuando o passseio fomos às flores...à procura de um ramo de flores cor-de-laranja....imaginam cor mais horrorosa???? -A geriberazinha é a três euros , mori... dois ramos , cinco....Eu ainda apontei para os cravos, que eram bem lindos, mas fulminada por um olhar maligno, lá me resignei a ser a portadora de um “belíssimo” ramo de geriberas laranjas, sem cheiro algum e que eu aproveitava para melhor me esconder na tentativa de passar despercebida a uns ciganos de olhar assassino....

Na demanda por um café (e como precisava dele, amigos...) lá fomos avançando pela estrada fora, com a minha guia a parar, qual abelha de flor em flor, em tudo o que era venda de roupa...e vi entre uma banca e outra, coisas tão diversas como, galinhas e coelhos vivos, ervas frescas, flores viçosas, sapatos de puro plástico a 1 euro, como senti também o aroma inconfundível a urina quando passamos por baixo da linha do caminho de ferro...enfim... um festival para os sentidos....

No final paramos na boutique preferida da minha amiga (que por esta altura eu já desconfiava da sua amizade...), e pude comprovar que o pregão português não caiu em desuso... o homem estava esfuziante com a qualidade e a frescura do artigo que tinha para venda, e eu na minha santa inocência, não conseguia tirar a vista das bainhas por rematar e pela falta de botões das camisas (quem mandou ter uma tia costureira????)... Tive que usar de uns truques bem ardilosos para desviar o estado hipnótico que a minha amiga se encontrava....bem ela e umas quantas pessoas que enfiavam roupa em sacos plástico sem sequer exprerimentarem....Será que a iam entregar a centros de pessoas carenciadas?

No final o agradecimento foi um beliscão pela minha pressa...

Não sei se será impressão minha, mas fiquei com a leve sensação que esta minha amiga de espírito tão aberto não me volta a convidar para este tipo de programas tão cedo.... ou será que sim???

Inês

25 comentários:

Girassol disse...

Nem sei o que te faço: tiro-te o rim ou corto-te o baço???? Vou agora tirar uma soneca de beleza, não sem antes tirar o soutien rosa-choque :-) e daqui a pouco, depois de uma repousante viagem a bordo da Valpi Bus já te dou o que queres e precisas, amoreee- uma mala Prada!!!

Regueifas disse...

BLOGADA INÊS :
-Estou só a ver disse eu...


Na minha terra um burro cheio de dinheiro é na mesma um burro .
Desta não tivemos horas em filas de espera mas sim uma visita guiada á feira dos 3 aérios a que tu não pareces estar sujeita .
Tambem quem tem um carro hibrido e amigo do ambiente (compra Prada a sério ) e casaquinhos de pêlo a serio a 250 aérios prá ai digo eu :) .
Na proxima vez verás que nua qualquer feira existem peças tão ou mais verdadeiras que as hibridas ....
vê se um dia destes desces até junto ds humildade que te faz bem .
Já algum dia fizeste uma visita ai em Valongo ás confecções Paulino ? ou Casa Moderna ? ou foste ao prégos á Cãindinha do Noé ? hummmm nem deves de imaginar o que poderias aprender .

frescas ás sextas ....

Verão Azul disse...

Como já é tarde respondo-te mais logo ...

Anônimo disse...

Mais uma vez adorei o teu texto, já sei que me estou a tornar repetitivo, mas não tenho culpa. Gosto da maneira como escreves apesar de alguns incultos não conseguirem atingir a tua escrita. Mas Pessoa também foi Pessoa e nem toda a gente o entende.
Adorei o prêt-a-porter, adorei o Harrods,adorei o "amoreee.....", que mais posso dizer ...
AMEI
Special One

Lya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lya disse...

Cara Inês, segundo a Girassol (não do quadro de Vincent van Gogh, nem a semente... que cura a infertilidade)és uma "tipa porreira", como tal aqui vai a minha missiva.

Devo confessar que não frequento feiras, mas sei perfeitamente o que são, mas por saber o que são é que não costumo frequentar, não digo isto em sentido depreciativo, mas a última feira que fui foi à das "Oliveiras", perto da Areosa, parece que somos atropeladas pela sangria desatada dos comuns mortais que querem ser os primeiros a chegar àqueles "saldos"...

Agora como não moro lá perto nunca mais lá fui.

Quanto às marcas, compro o que é "nosso", "Cavalinho", isto em malas claro, são carotas, mas valem bem o seu valor.

Como não moro na zona de Valongo, não conheço nenhuma das sugestões do nosso amigo "Regueifas", talvez uma visita guiada tipo excursão e vamos todos lá, pode ser que tenha qualidade, senão tiver e, como disseste muito bem "Estou só a ver..." safa sempre!!!!

Bjkas!

Visconde Oliveira do Paço disse...

António Martins de Oliveira = Visconde do Paço
Título criado por D. Luís I por decreto de 15-5-1879

Hoje seria o José a arranjar este Titulo :)

Nasci em 12 de Agosto de 1835
e já estamos em 2009 :)

Foi 1º Visconde de Oliveira Paço, titulo que lhe foi concedido por El Rei o Senhor D. Luís com honras de moço fidalgo da casa real com exercício no Paço, por Alvará de 14 de Outubro 1879 e carta de brazão de Armas de 30 Dezembro no mesmo ano. Sua Majestade quis deste modo distinguir e premiar os muitos e relevantes actos de benemerência deste seu súbdito, nomeadamente aqueles que praticou no Rio de Janeiro, onde residiu largos anos – em auxilio dos Portugueses necessitados e lá também fixados.

Hoje estou aqui apenas neste BLOGUE :)

A pergunta vai quase como uma afirmação: “então, você anda interessada nos lugares baratos, ?” Era uma referência a algumas coisas que alguém escreveu recentemente, e se aplica também a um outro post logo a seguir , sobre uns Mocotós.

Sim, também é isso. Tudo indica que teremos um ano difícil, que viveremos um daqueles períodos em que é preciso ter cuidado com o dinheiro e com as feiras e coisas caras e mesmo que sejam NOSSAS e CAVALINHOS... É sensato indicar aos bloguistas opções mais acessíveis eheheh a FEIRA. Mas fiquei aqui a pensar e quero deixar claro: que me interessa o que é bom. E, a partir daí, podemos esticar para lá ou para cá o conceito de preços e valores (são coisas diferentes).

Se vocês comem mal, é sempre caro. Uma amiga minha adorava ir a um certo restaurante de uma rede, onde pedia sempre as mesmas coisas e ganhava uns brindezinhos. A comida não é gostosa. Incomoda mais pagar uma conta de 80 Euros consumindo pratos Nojentos, ou pagar 200 para sair plenamente satisfeito? Chegamos então a um outro conceito , ainda que nem sempre bem manipulado: o da relação custo/benefício.

Caso estejamos a falar só de preço, claro que entre uma e outra alternativa temos uma bela diferença, de 120 euros. Mas se o ponto é o valor, pensemos. Um restaurante trabalha com escala industrial, usa produtos de qualidade mediana, reproduz receitas e pratos com procedimento de fast-food, de sabor inexpressivo. Já o outro usa ingredientes sofisticados, comprados nos melhores fornecedores. Tem uma lista criativa, cozinha com técnica, pratica e a gastronomia do melhor. E serve uma comida cheia de sabor. Quem vale mais?

Assim sendo é mais uma das minhas sugestões .

Menina INÊS não seja Bétinha ou um dia destes ainda lhe faço como a sua TIA e vem comigo pela mão até á FIV - Feira Internacional de Valongo .

De uma RUA do CENTRO até ai DENTRO ...

Girassol disse...

Ora aproveitando este tempinho livre venho comentar tão ilustre e profundo texto, isto ja contagiada pelas palavras do Sr. Visconde! Não sei se por esta altura já alguem se apercebeu quem é a "amiga" que levou a nossa blogueira à feira!!! É verdade, sou eu... mas vou dizer-vos porque o fiz: Nada mais natural do que depois de uma aula relaxante de Tai- chi eu querer presentear a minha "amiga" com a harmonia das cores, dos sons e dos cheiros de uma feira, isto para tentar mostrar-lhe como podem funcionar como terapia zen ou de feng- shui!!O trauma de infância, tadinha, todos temos e tu vais coleccionando durante toda a vida... aliás nota-se ( eheheh)...É claro que estave genuinamente feliz, amoreee, eu sou uma mulher do povo, dele nascida e nele criada, com muito orgulho, e portanto a feira fez e fará sempre parte da minha humilde vida! Bem, agora tens que convir, os teus olhinhos bem ficaram pregados nos soutiens com brilhantes!! E as cuequinhas com pelinho?? Diz lá que não adoraste?? Imagina tu de cuequinha de pelinho a combinar com o teu casaquinho de pelinho???? Até o Special One a esta hora ja tem os olhos em órbita!!!Sobre as geriberas, ainda lá estão lindas e vivas a dar cor à minha humilde sala, e a tua sorte foi não haver lá girassóis, pq senão ias ver!! Cravos?? Tem algum jeito?? Flor maia sem salero??? Eu gosto de coisas que dão nas vistas, amoreeee!! Que transmitam cor e alegria!!Diz lá como a tua vida era vazia até então??? Se não fosse esta cachopa do povo a arrastar-te para Cortejos de Carnaval e Feiras Internacionais de Valongo, ainda estavas enfiadinha no sofá da tua sala a ver aquelas séries que ja vao no centésimo episódio e que so servem para as pessoas fingirem que percebem alguma coisa sobre medicina e vida no meio da selva!! Mas depois de uma sugestão aqui de uma colega de trabalho, não só não desisto de te levar à feira de Valongo, onde arranjas inspiraçao para tão magnificos textos, como até te vou levar à feira de S. Mamede de Infesta, onde a minha ilustre colega ouviu apregoar o seguinte: " Olha três cuecas a um euro! Já não é preciso andarem a cheirar a bacalhau!!!" Posto isto, sábado se tiveres coragem, la estaremos, amoreeee!!!!!!

Simplesmente... Nelson disse...

Minha amiga,

Não haveria certamente melhor programa para fazer depois de uma aula de "taichinho"!!!

E que bem que a menina escreve, por momentos pareceu-me estar mesmo no recinto da feira por entre sacas de plástico a esvoaçar, caixas de cartão espalhadas um pouco por todo lado e aquele odor... ai aquele odor, de suor ressequido a sair do sovaco da "ciganada" que inebria o transeunte e o impele a parar na banca.

Pelo que tenho lido, a FIV tem tido uma evolução fantástica, para além dos produtos "a custos controlados" agora possui uma sex-shop para o povo... nem é bom pensar o que se passa nos quartos do "valongueiros" nas quentes noites de sábado, onde desfilam as suas cuecas de pelinho e os seus soutiens com brilhantes psicadélicos... enquanto os maridos, vão engolindo aspirina atrás de aspirina tentando evitar o enfarte.

Anônimo disse...

Para escrever um texto destes, só mesmo uma pessoa que não sabe o que é feirar. E então marralhar?, sabe o que isso é?. Não deve saber concerteza. Oh menina, para a próxima vez que lá for, (se houver próxima vez), dispa-se desse snobismo e vá preparada para uma visitar uma feira. É verdade que só compra quem quer. Vê-se logo que que quer emitar o 1º ministro...só veste Prada, ou será que calça? Será que o seu salário é igual ao dele?.
ah,ah,ah

Regueifas disse...

Anónimo :) mesmo que não te saiba a cara tens a mente igual aos normais e demais e vais á feira porque és do povo e sabes que estes cheiros e sentidos fazem da gentes PESSOAS .
Não saber ir á feira é gente que não sabe cair e magoar os joelhos ...
é gente que não sabe levantar a cabeça sozinha .

frescas á sexta .

Anônimo disse...

Adivinhem que carteira (não é mala) é que sofre com a alergia às feiras.

Não consigo perceber como é que as pessoas não podem gostar de produtos naturais directamente do produtor ou, no caso da ciganada, da fábrica da contrafacção.

A qualidade da roupa é muito semelhante a essas lojas de compra massiva de centro comercial, mas o pobão tem a mania.
Apesar de reconhecer que algumas marcas têm produtos de qualidade a verdade é que a maior parte explora em vez de colocar os preços devidos nas coisas.

Felizmente ainda tenho esperança que te saia o totoloto eu conseguir livrar-me dos meus sapatos rotos :-)

Um beijo para a minha esponja

Anônimo disse...

Oh fontemourisca, rica "Mala", sim senhor o termo "carteira", é usado para as carteiras dos Homens "Malas" para Mulheres e "porta moedas", para colocar dentro das respectivas carteiras...
Boa!? Se calhar foi forte...

Verão Azul disse...

Inês, acerca da tua visita de "estudo" à feira de valongo, só tenho uma coisa a dizer-te: podes vestir roupa de marca e não consegues reluzir; eu sou cliente da feira e consigo meter mais vista do que tu!!! É pena q sejas tão snob, espero nunca vir a ver-te a fazer compras na feira, e para q saibas há gente com muito dinheiro q faz lá compras( roupa e calçado!) e de um nível financeiro superior ao teu!!!
Lembra-te: "Nunca digas nunca!"

Anônimo disse...

Por que será que me calha na rifa ter sempre que defender a minha mana caçula? Já começa a ser aborrecido! Sob pena de me apelidarem de advogada dos pobres e indefesos, coisa que a minha caçulita não é, pois esta é mulher para argumentar e vencer qualquer round... até de wrestling!!! mas, e, como a família vem sempre no topo, eis o que me apraz dizer sobre o tema: - Primeiro foi o senhor regueifas, agora é um certo verão azul, que pelo palavreado parece-me mais um verão azedo... mas com uma super-hiper-mega auto-estima!!! Eu não sei qual o teu aspecto, mas sei bem a figuraça que a minha maninha faz quando se produz... É de fazer inveja a muita Kate Moss escanzelada... por isso e a menos que a senhora (sim, porque esse seu arrivismo só pode vir de um espécime do sexo feminino) tenha as formas da Giselle ou da Heidi, é melhor não mandar bitaites para o ar.A modéstia fica sempre bem, não acha? Se não concorda, lembre-se de Narciso (não o Miranda) e veja se não lhe acontece o mesmo! 2º - Parece-me que aqui a questão não é a marca ou a marca branca, mas sim a inveja que certas pessoas têm da escrita criativa da Inesita. É bem certo que a mesma constitui uma lufada de ar fresco neste "Pedalo pela Cidade" e há quem não suporte a concorrência... certo? Pois bem, e tendo dito isto, para quem me conhece sou uma cliente habitual da FIV. Não há sábado em que não arraste para casa quilos de boa fruta e legumes reluzentes do senhor Neca, ou a carninha saborosa da roulote do senhor Fernando. Por vezes, quando o dinheiro chega, até um vasinho de orquídeas tem sorte e é trazido para a minha colecção, por isso FIV sempre (assim Deus me dê saúde para arrastar o carrinho!) apesar do briol que por lá se apanha no tempo inverneiro. Por sorte, as frieiras há anos que não querem nada comigo! Mas, como vêem, sobre o lado da feira mais bairrista, não tenho grande opinião... porque... também eu não o frequento. Os pregões ouvem-se ao longe e nem o comboio olvida o som do "amoreeee", "olha o saldo", "é pró menino e prá menina" mas o artigo não cativa... e com isto não quero dizer que sou snob (sim, porque também eu sou cliente da s.Caindinha do Noé com muito gosto), mas sim contra a contrafacção (passe a redundância)e parolice!Viva o comércio tradicional... mas com peso, gosto e medida!

Verão Azul disse...

Bé,
Já q és tão instruída devias ensinar a "Inesita" que escrever sobre algo não tem q ser com tom jocoso e sim com olhar crítico sem roçar o reles!!!
Realmente qd vais à FIV (e esta sigla tem direitos de autor!)não deves passar das frutas e da carninha, pq se falas em contrafacção e parolice não sabes do q falas! Provavelmente querias dizer q qd compras uma blusa podes encontrar alguém no dia a seguir com uma igual, para ti isto significa parolice, para mim significa Bom Gosto! Já viste a quantidade de pessoal q gosta do CR7? São todos parolos???
Aconselha melhor a tua mana caçula ou então dedica-te a fazer arraiolos (como gostas)!


PS - não sou gaja!!!! e tens q dizer à tua irmã para se produzir sp q andar na rua!!! Não sou má pessoa mas tenho um estômago q não aguenta...

ou serei???

Anônimo disse...

Verão Azul ( ou verão azedo como diz a outra) tu nem deves ser má pessoa, deves ser é chanfrada.. vê lá se tens um bocado de respeito por pessoas que dão a cara e o nome e não te escondes atrás de um nome que nem sequer te deve ficar bem...como dizia o regueifas, não sejas badalhoca.

Verão Azul disse...

Bigkiss,
para esclarecer os menos espertos: de azedo só tenho a minha frontalidade com q digo o q sinto, se isso provoca tanta azia ... lamento, mas EU sou assim! Não me escondo atrás de nenhum pseudónimo! talvez "bigkiss" seja o teu nome real! para mim é abichanado!!!Mas é engraçado como me acusas de me esconder qd fazes precisamente o mesmo! Deves ser uma mente brilhante!!! não te chamo badalhoca pq não gosto de repetições!!!! Kiss my ass

Girassol disse...

Ei lá!!! O que é isto agora??? Agora é que os senhores suecos não visitam mais este blog!!! Oh pessoal, cuidado com o bairrismo!! Já não posso ouvir mais chamarem a este magnifico blog " Blog de Bairro" com tom depreciativo... De Bairro sim, mas nunca a este ponto, "amigos"!!

Anônimo disse...

Que se digladiem uns aos outros...
E no final o vencedor será atirado aos leões!!
Ahahahahaah

Simplesmente... Nelson disse...

Isto está a bombar!!!
Mas não posso deixar passar em claro uma sitiuação...

Disse o/a Verão Azul...
"Provavelmente querias dizer q qd compras uma blusa podes encontrar alguém no dia a seguir com uma igual, para ti isto significa parolice, para mim significa Bom Gosto! Já viste a quantidade de pessoal q gosta do CR7? São todos parolos???"

Meu caro/a leitor/a
A escolha da marca CR7 foi a mais infeliz escolha para sinonimo de bom gosto...
Os manos são tão bons a jogarem e a cantarem como têm de "parolos"...
Se essas são as tuas referências... mais não digo.

Verão Azul disse...

Simples...mente Nelson,
Para terminar de vez com este "duelo" (senão ainda me atiram aos leões!) invoquei o Cristiano Ronaldo para demonstrar uma ideia, mas pelos vistos a minha inteligência e visão são muito à frente ...

Mas fico feliz por criar controvérsia, é assim q se criam mentes brilhantes!!!

Verão Azul disse...

Girassol,
Não te preocupes com o bairrismo exacerbado nem com a conotação bairrista q pode ter este blog, mas verdade seja dita: a maioria pertence ao mesmo "bairro"!!!

Ao menos o blog é aberto a todos e não vedado como certas actividades eclécticas,só de alguns!!!

Fiquem bem ...:)

Anônimo disse...

"È prá menina e pró menino...." fez-me recuar a uma infância já meio perdida, e eu que adorava, ir á feira, quando era pequenina.

Este blog faz-me recuar, no tempo, em que tudo em valongo era majestoso, não que agora não seja, mas tem coisas a mais, gente demais, hiper's demais..o cinema ao abandono...enfim.

Saudades de um tempo que não volta mais atrás.

E qualquer dia apareço na feira a ver as malas "prada's", as cuequinhas com pêlinho, que piada devem ter...amoreeeeee.

Anônimo disse...

Boa noite... Mais vale tarde, que nunca! Por isso e como prometido, antes que tenha dois posts para comentar aqui fica:
Ora a feira... Não posso deixar de sentir grande alegria ao pensar nas feiras, não pela feira de Valongo onde essa tua epopeia decorreu, nem outras como se falam, seja da ladra, de Custóias, de Penafiel onde se compram óculos que muitos parecem usar. De facto, da feira de Valongo apenas encontro um ponto extraordinário... Comprar os belos dos tremoços, azeitonas e afins podendo ecolher a quantidade e comprovar a qualidade... Sim, porque esta história de comprar embaladinhos no Orgulho ou outro supermercado, não tem piada! Então aqueles tremoços em saco que parecem embalados em vácuo... Que '*ariu!
Contudo, não posso deixar de falar das últimas duas feiras que visitei.. Uma em Viena, na Áustria, enorme e cheia de sabores, valeu pela prova de especiarias e depois uma visita rápida, não à venda de camisas de várias marcas conceituadas mas todas com o mesmo padrão, mas sim de velharias, trastes e lixos... Cabe-me aqui dizer que estava acabadinho de de chegar de uma localidade chamada Amstetten que os mais atentos recordarão de umas notícias de um certo Fritz (e não é que descobriram o tipo uma semana depois de lá estar? Senão ainda ouvíamos o belo do piropo em Tuga no meio do noticiário! ''Soltem o *abrão! Deixem que nós tratamos do *ilho da *u*a!) A outra feira é sem dúvida a melhor de todas as feiras que ví e que tenho tido o enorme prazer de visitar anualmente... Em pleno centro de Munique (Munchen para os amigos) existe um pequeno mercado numa praça de nome Viktualianmarkt, neste, além da pequena feira de legumes e frutas podemos comprar queijos, pão, etc e procurar lugar nas várias mesas rodeadas por pequenos estabelecimentos. Assim se fazem belas refeiçoes com, desde a salsicha até peixinho, mariscos ou os deliciosos queijos sempre (e acabo assim o comment) acompanhado das melhores cervejas do mundo...