terça-feira, 24 de março de 2009

Semana... Santa q.b.

Nesta semana que passou, Sua Santidade o Papa andou de visita por África, como todos devem saber... apesar de bastante publicitado na comunicação social, fui apanhado desprevenido... quando ouço no rádio:
- Papa nos Camarões... pensei eu, daqui a pouco vai pedir a cervejinha para acompanhar, só mais tarde me apercebi que o Papa não estava no bar do Paulo China, mas nos Camarões país!!!
Um par de dias após o sucedido e pensando eu que a essa hora, o sumo pontífice, já se encontrava no Vaticano, no seu modesto chalé de 500 assoalhadas... quando, novamente, no rádio passa:
- blá blá blá Bento em Angola.
E eu fiquei incrédulo, depois de ter levado 7 na marmita, Bento ainda tinha alguém que o quisesse!!!
Mais uma vez equivocado, para pena de milhares de adeptos do Sporting...

Para ser sincero e isto é a minha opinião muito pessoal, não querendo ferir quem quer que seja.. não sei o que é que o homem foi fazer a África!!! Para dizer as barbaridades que lá foi dizer, podia ter ficado pelo Vaticano, teria poupado muito dinheiro de esmolas aos fieis...
São estas declarações e posições da Igreja que me afastam dos Templos de Deus para evitar ouvir coisas como estas... no entanto, a minha crença mantém-se inabalável... sou portanto, um denominado, Católico Não Praticante!!!

Para provar que esse rótulo que a sociedade quer impor àqueles que só por não frequentarem missas são os não praticantes, fui, acompanhado da restante família assistir à procissão dos Santos Passos...
Mal chego ao local, onde todos os praticantes se encontravam, sou quase assaltado por um vendedor de "pipoquinha... pró menino e prá menina", queria que lhe pagasse por um pacote o valor de um saco de 50 kg de milho, 2 "oiros"!!!... O "santinho" ia obrigar-me a pecar ainda tinha chegado, é que mandar o homem para o ca***** (calvário) era a minha vontade...
Tomei posição quando dou por mim estou a ser completamente albaroado pela família "Kite"... que pode dizer-se andava por todo lado à procura de um "sargento gomes" que a adoptasse...

Fico junto, de umas senhoras, católicas praticantes, eu sei que o são... que a única preocupação foi anotar quem estava e quem não estava no préstito!!! Fartaram-se de criticar indumentárias (e estava escuro... aquilo de dia é que teria sido!) e estou em crer que não deram pela passagem do andar de Nossa Senhora da Soledade.

No segundo dia da festa, lá estava eu... o não praticante, a assitir à passagem da procissão e a verificar o que havia lido dias atrás sobre o manto que veste o Senhor dos Passos (ver mais à frente).
Para ser sincero, já não assistia ao "cortejo" há alguns anos... mas penso que este ano me redimi!!!
Mas... depois de ditas estas "cruezas", vou ter de assistir a missas durante um mês!!!

Agora alguns factos históricos:
Esta procissão faz 299 anos de existência.
Foi instituida por João Mesquita, homem abastado, da freguesia de fânzeres... que possuido pelo ciúme, julgando-se traído, obrigou a esposa a percorrer o caminho, descalça, de Fânzeres a Valongo, onde tinha uma propriedade no Lugar do Moinho do Ouro.
Anos volvidos, quando se certificou que havia cometido uma tremenda injustiça... mandou instituir uma confraria que recordasse à posteridade os passos dolorosos de sua esposa.
A Confraria conta com riquissimas alfaias, a túnica do Senhor dos Passos, de veludo roxo, bordado a ouro, o vestido e manto da Senhora da Soledade, feito dos mais finas sedas e bordados a ouro e o pálio, feito de gorgorão e ornamentado a ouro e prata.

Boa semana a todos...

9 comentários:

Lisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lisa disse...

Sim sr. O menino andou a fazer o trabalho de casa.
Já aprendi alguma coisa hoje, e vejo que o menino sabe o que faz.
É bom ver que o menino anda muito bem informado.
Parabéns por esta aula de cultura das nossas raízes.

Anônimo disse...

Caríssimo amigo,
Eu, da tribuna VIP onde me encontrava a assistir, posso comprovar que é tudo verdade o que dizes.
E os collants roxos da Oposição iam tão oportunos na procissão...
Eu quando for grande, quero ter uns iguaizinhos....

Simplesmente... Nelson disse...

Minha amiga,
Não sei porquê, mas achei que iam mais "ilustres personagens" do que figurantes!!! Porque será?

Lya disse...

Caro Nelson...

Após um fim-de-semana intenso, apesar de não ser católica praticante, devo dizer que os santos estiveram comigo, pois o INEM, atendeu e por duas vezes!!!!

Portanto alguma força maior esteve comigo...

Viva as forças divinas, sejam elas quais forem...

Sandra disse...

Muitos parabéns á bela cidade de Valongo, primeiro é o nosso Tino de Rans, que se autocandidata á CMV, depois esta bela procissão, (que afinal e apesar de não praticante)até aderiste a deitar os olhitos e até achaste uma piadita, ehehe.Isto está cada vez mudado meismo.
Quanto á fase da procissão, olha, eu até fui, estive a ouvir o "belo "sermão apregoado",tive a bela sensação de "Deja Vu" ( que por coincidência passou na tv ao final da tarde) de que os sermões são sempre os mesmos ano após ano..mas pronto mais não se poderá pedir.
Quanto as "cusquices", adoro ver as velhotas comentar, sem maldade, claro, as indumentárias dos outros...e ai que o Sr. Padre até ia tão geitoso.eheheh

Girassol disse...

Ai de mim que ainda não tinha comentado o texto do senhorio!!! Eu também la estive nas duas procissoes e isso inspirou-me para o texto desta semana... antes era das que fazia vénias aos andores e ao pálio, agora não faço..deixei de fazer as coisas para imitar o rebanho... mas houve la um ou outro momento que me emocionou... sério... e admiro a fé e devoção das pessoas e nunca digo que nunca irei um dia cumprir ali uma promessa...enfim... coisas da vida... Agora à Ines: Perto da tua tribuna VIP n viste o Tino de Rans?? Ele tava la! Mal lhe disseram que estarias ali, ele nunca mais saiu de junto da tua tribuna! Poderia ele arranjar outra melhor aliada para fazer contra-campanha??? E olha, a Zezinha ia vestida com muito bom gosto minha cara! É como diz um amigo meu, gente que sabe estar!!

Anônimo disse...

E a peruca da senhora também ia muito compostinha....e muito loirinha

Unknown disse...

No domingo tb lá estive e não é q ilustre "blogueira" por lá a vi!

A devoção com q vejo a procissão de sábado à noite e a de domingo é totalmente diferente: admiro mais as pessoas q marcham à noite pq de rosto tapado a devoção e sacrifício é e tem mais sentido; na procissão de domingo a grande maioria é mais para ver e ser visto!
(Hipocrisia ...)

Nunca equacionei a hipótese de um dia integrar numa procissão, mas se alguma vez o fizer será de dia mas de rosto coberto: o sacrifício é meu e não preciso de o mostrar nem de me mostrar a ninguém!!!