sexta-feira, 13 de março de 2009

Amigos


Hoje, mesmo correndo o risco de me repetir sobre o tema, decidi escrever novamente sobre a amizade e os amigos.
A palavra AMIGO é usada tão banalmente e a maioria das pessoas não sabe ao certo o que é ter ou ser amigo.
Respondendo a uma pergunta de uma amiga (que tem lugar num dos dedos de uma mão, embora me consumindo a paciência em certas idas à Feira) que era a seguinte: " Será que temos realmente amigos ou nos é que julgamos que temos?" , Eu digo que tenho!
Apesar de muitas vezes ter chamado de amigo aquela pessoa que nunca se preocupou comigo e cuja amizade que existia era a que eu lhe dedicava, tenho também uns amigos aos quais nunca vou poder agradecer toda a amizade que me dedicaram naqueles momentos em que o chão parece fugir.
E hoje é para eles que escrevo!
A vida é um longo caminho a percorrer e os amigos vão-nos acompanhando em diversas fases. Com o passar dos anos a vida vai afastando alguns de nós, e apesar de agora não serem aqueles amigos presentes, um dia já o foram e com eles vivemos momentos, que apesar de agora pertencerem ao passado, um dia foram um presente intensamente vivido. Muitas vezes por imposição da vida profissional e muitas vezes pessoal, alguns vão ficando pelo caminho e outros vão entrando e há ainda os que voltam ... E para esses que voltam, por um dia se terem afastado por um ou outro motivo, é preciso nunca fechar a porta, e pensar talvez, de forma a limpar algumas mágoas, que a vida os afastou de nós para que por momentos nos encontrássemos a nós proprios e a outros amigos!
Um beijo enorme aos meus AMIGOS antigos, presentes e futuros, e ja agora,mandem também aos vossos que nunca são demais!

Manuela

13 comentários:

Anônimo disse...

E bom ver-te escrever sobre os amigos, a amizade,e para mim nunca corres o risco de ser repetitiva.

E bom pensar assim
E mt bom acreditar
Mesmo k se chore no fim
Vale sempre a pena tentar.

A vida e feita de emoções
vivencias e sentimentos
Tendo sempre as sensações
De ter AMIGOS nesses momentos.

E agora citando duas apreciações sobre amigos/amizade, em que numa concordo e outra discordo.

Concordo
"A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz."

George Eliot

Discordo
"As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física."

Friedrich Nietzsche

E vou seguir o teu conselho..
Um beijo enorme para ti

http://www.youtube.com/watch?v=DAQ4sJZ5IsU

Lisa disse...

Sei que vou me tornar um tanto ou quanto repetitiva, mas realmente, Manela, nota 10 a este teu pensamento zen, deixas-me sempre a reflectir acerca de algo que faz sentido na minha vida, por isso cá vai:

O que é a amizade? Para que existe um amigo?

A amizade não se força, não se compra, não se vende.
A amizade acontece lentamente, em silêncio e devagar. Amigos são muito importantes. Mas amigos de verdade, em quem podemos confiar e que podem confiar em nós são difíceis de encontrar.

Conhecendo o verdadeiro valor da amizade, eu pude perceber como foi importante para mim ter conhecido a palavra AMIZADE, a palavra AMIGA…

E para os meus amigos, passados, presente e futuros, aqui fica o meu pensamento:

Se algum dia os nossos caminhos forem separados, quero que se lembrem que nos momentos mais difíceis da minha vida, vós sereis a lembrança que me fará muito feliz. Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é a amizade.

Feliz dia a todos

Lisa

Regueifas disse...

UM AMIGO FIEL

Quando te sentires perdida num céu triste e cinza e nada, nada te faça feliz,
põe o teu pensamento em mim e diz o meu nome, lembra-te que sempre terás a minha amizade :)
Fala-me, busca-me e ao lugar que queiras irei, do teu lado, ali estarei:) mesmo que penses que não . Tudo o que tens a fazer é sentir que não te esqueci sou teu amigo, sim, teu amigo fiel, quando te sentires vencida e dentro de ti não encontrares a paz :), olha para dentro de ti e vais ver que me encontrarás, sou essa pequena luz
de amizade. Fala-me, busca-me, e ao lugar que quiseres eu vou e tu sabes :) .Estou do TEU lado sempre,
ai estarei, a distância jamais existirá para este carinho :) e sou teu amigo, sim,
teu amigo. Já sabes que na minha alma tens sempre um lugar. Um porto aonde chegar,
aberto para teus sonhos, para as tuas penas e sentimentos, e eu estou a oferecer-me para a ti:), busca-me, e ao lugar que quiseres eu irei, do teu lado sempre, ai
estarei. Tudo o que tens a fazer é sentir que não te esqueci. Sou teu amigo, sim, teu amigo fiel.
sempre :) sempre ....

Sextas frescas com temperaturas sempre a subir .... a prima VERA está a chegar :)

Lya disse...

A força da nossa amizade vence todas as diferenças...
Aliás... para quê diferenças se somos amigas?

Quando erramos... perdoamo-nos e esquecemos.

Se temos defeitos... não nos importamos...

Trocamos segredos...
e respeitamos as divergências...

Nas horas incertas, sempre chegamos no momento certo... nos amparamos...nos defendemos...
sem pedir...
fazemos porque nos sentimos felizes em fazê-lo...

Adoramo-nos... idolatramo-nos... apreciamo-nos... admiramo-nos.
Mostramo-nos amigas de verdade,
quando dizemos o que temos a dizer...

Aceitamo-nos, sem querer mudanças...
Estamos sempre presentes,
não só nos momentos de alegria,
compartilhando prazeres,
mas principalmente nos momentos mais difíceis...

Viva a verdadeira AMIZADE!

Bjkas grandes para ti!

"Só existe uma coisa melhor do que fazer novos amigos: conservar os "velhos"".

Elmer G. Letterman

Regueifas disse...

Hoje é Sexta Feira 13 :)

De onde vem o mito da sexta-feira 13?
Se somarmos o dia da semana do azar, a sexta-feira, com o número do azar, o 13, temos o mais azarado dos dias. Mas de onde surgiu esta superstição?

Hoje é o Dia de VÉNUS(DIA do VICIO) e na nossa cultura no antigamente nem se dizia Sexta-Feira mas sim o DIA antes de Sábado :)

E depois temos é claro que temos o DOMINGO que é o DIA da REGUEIFA :)

Alguém tem medo do Dia da Regueifa ?

ATENÇÃO : hoje é dia de não se consumir carne :) mesmo aos empurrões ....

frescas ás sextas .....

Simplesmente... Nelson disse...

Amiga, embora não original e um pouco nhe nhe nhe... aqui vai o ABC dos Amigos.

Amigo é aquele que
Beija você com
Carinho e que
Deseja com
Entusiasmo sua
Felicidade, e
Garante fidelidade para você.
Humilde é o amigo que
Independentemente de qualquer coisa
Joga tudo para o alto por você e
Larga mão de tudo que seja
Material e desnecessário,
Naturalmente para cumprir sua
Obrigação que é
Proteger a quem lhe protege, e
Querer bem a quem lhe quer bem.
Respeitar seu
Silêncio calado,
Transformando sua vida em uma
Unica motivação para
Viver.
"Xeretando" se preciso e
Zangando-se quando necessário.

Anônimo disse...

Perdão amiga, pelo atraso!
Não foi por querer, mas antes...imposições de carácter maternal!
Realmente, essas tuas cantigas de amigo já estão muito repetitivas... nem o meu estilo escárnio e maldizer te perturba...
De qualquer forma: obrigada por caber num dos dedos da tua mão (espero que não seja "o pai de todos" - ahahaha), ficas sabendo, que eu tenho mesmo muito orgulho por ter uma amiga como tu.
E para que conste: foi aqui a fútil da quintas-feiras que escreveu a frase supracitada do post...

Girassol disse...

Só para engrossar o numero de comentarios, não podia passar sem os habituais agradecimentos aos que de uma forma ou de outra se deram ao trabalho de ler o meu texto...
Ao Sr. ou Srª que assinou com um lindo nome em sueco :): Já concorreu ao nosso concurso de poesia?? Não?? Mas devia!!! E olhe que o prémio final compensa!! Essa amizade de que fala George Eliot é tão rara...mas tão rara... mas existe! E olhe que o Friedrich Nietzsche também tem muita razão, pelo menos na parte que me toca...
Ao 2º comentador: " Nem sabíamos o quanto precisaríamos uns dos outros" é bem verdade... não esquecendo nunca, que uma grande amizade assenta quase sempre numa grande gratidão, e essa, se não formos burros, cegos e egoístas, não acabará NUNCA!!! E se por ora, ainda não existe gratidão, um dia haverá, por um motivo ou outro, que nunca esqueceremos a mão, o abraço ou até um olhar... Quanto à Lisa: Obrigada mais uma vez pelo incentivo para continuar a escrever sobre "lamechices" que nos fazem pensar... Eu pelo menos já descobri que não vivo só para trabalhar e pagar contas e que o que tenho de mais importante na minha vida são as pessoas, o resto... são apenas máscaras do tempo... Olá Regueifas! Deve ser optimo ter-te como amigo fiel... Lya: Se te referes a ti como "velha" amiga, é verdade...quantos anos... sem saber na altura... foram dos momentos mais felizes da minha vida... ainda bem que não perdi muito tempo em volta daqueles computadores :) eram bem mais interessantes os formadores, e daquele grande curso sairam também algumas das pessoas mais importantes da minha vida!!Senhorio: Não te preocupes com a originalidade, bastava apenas que fosse lido com muita atenção! Vou querer decorar esse ABC! Cara Amiga Inês: Há realmente, ainda, infelizmente, algumas coisas que me perturbam, mas nunca o teu "estilo escárnio e maldizer", eh eh eh, com esse posso eu bem, já tou vacinada, embora as vezes possa ficar um tanto ou quanto contagiada, é como a gripe, apanha-se a vacina e vem logo uma gripe daquelas... Olha la a acidez ;)!! A pergunta era mesmo dela, era! Beijão para os meus amigos, mesmo para os que não comentaram, não se preocupam que não passarão para a lista menos branca da zebra!

Anônimo disse...

Pois é sr. Vaca Gordon: O prémio é mesmo de truz! E se o livro não lhe disser nada e o café lhe parecer uma multidão... saiba que eu e o Nelsito sabemos ser discretos e pode levar sempre a menina dos olhos bonitos para uma mesa ao lado.... ou talvez não! Ahahahhhahah
Ojos Guapissimos, mira chica, siempre quiero ver se tienes algun regalo para mí ahora.... Ahahahhahahahahahahah

Verão Azul disse...

Girassol,
Acerca da tua ideia sobre a amizade e os amigos, é bom saber o q pensas, mesmo qd quem te responde ser extremamente próximo e nem te apercebes! Continuo a considerar-te minha amiga de coração e considero-me tua fiel amiga! A culpa,a maior parte das vezes é da vida, obriga-nos a distâncias mas nem por isso esqueço os meus amigos - estão sp no meu coração e só qd deixarem de lá estar é q deixam de o ser!
Talvez tenha sido por teres escrito um texto tão profundo q tens andado com ar tristonho?
Havemos de falar em breve!!! :)

Girassol disse...

Pois bem Verão Azul, fico à espera que te identifiques, pq sendo tão parvinha como sou, facilmente me engano com as pessoas a quem conheço a cara, quanto mais com aquelas que nem cara têm... e não sei se havemos de falar brevemente... os AMIGOS que tenho falo com eles todos os dias e costumo saber quem são....

Anônimo disse...

Quem me dera ser teu amigo!

Anônimo disse...

Não podia deixar “morrer” este post, sem deixar aqui um “pequeno” comentário...

A AMIZADE (permitam-me escrever em maiusculas) é um tema vasto, abrangente e capaz de gerar folhas e folhas com conteúdo de relevo, pelo menos para quem valoriza tal sentimento não só como palavra, mas também com o todo que ela representa ....
Hoje, uma vez mais aprendi uma lição, ou melhor, foi mais revisão da matéria dada; a Professora é a mesma, como valorizei eu tal revisão da matéria !!!! Pois é, a minha AMIGA e Professora “Gota de Orvalho”, disse-me hoje após abordar-mos um tema delicado – “Oh pá, eu sou tua AMIGA” – E não é que apesar de já muitas vezes me ter dito tal, me deixou com os cantos dos olhos gotejantes, mas não de orvalho, porque o tempo hoje nem para tal se proporcionou !!!! O “estupor” da palavra AMIZADE deve ter alguma substância tipo cisco, que faz com que inflame o saco lacrimal ... Tretas, que nada !!!
Vindo de quem veio e no contexto em que foi só podia dar nisto, é aquele tipo de AMIGA que soube conhecer-me em 2 ou 3 meses, compreender-me como ninguém em menos tempo ainda, coisa que outros não conseguiram ao longo de anos de cumplicidade; curioso ainda, é que nem eu próprio me compreendo, embora já me comece a conhecer, mas só depois de conviver com ela dei esse passo para o auto-conhecimento, por vezes chego a pensar que ela me conheceu primeiro do que eu próprio.
Tempos idos que passeava de mãos dadas com ela, como AMIGA, Professora e ... AMIGA FANTÁSTICA que é !!!! ... Que saudades desses tempos !!!! Porém, apesar da saudade ser uma constante, certo é que a presença se mantém, a companhia e o tempo dispensados, não sendo os mesmos do passado, são aqueles para os quais eu contribui, não posso nem devo queixar-me, a escolha foi minha e há que assumir.
A reciprocidade da minha AMIZADE nem se questiona, é o tipo de AMIGA pela qual eu estou e estarei sempre disposto a abdicar do meu tempo para fazer dele o tempo de ambos ... Tantas lágrimas vertidas, mas cada uma com o seu significado e experiência ... expressões como “jamais te abandonarei”, vão marcar-me para sempre !!! Eu não estava habituado a tal, estava habituado aos amigos, mas neste caso descobri que não era apenas mais um(a) amigo(a), mas sim AMIGA ...
Cada acontecimento define um rumo nas nossas vidas e a presença dela definiu um na minha .... mas sempre me questionei – Qual terá sido a missão dela na minha vida? – e de igual forma questiono – E a minha na dela ? – A resposta para a primeira, ela sabe, mais alguém saberá, mas por mim hei-de descobrir .... Mas até lá vou desfrutar daquela AMIZADE ... sou um priveligiado

Hérnia no Hiato