sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Um dia...


Um dia, quando os meus filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva um pai, hei-de dizer-lhes:

- Amei-vos o suficiente para ter perguntado: onde vão, com quem vão e a que horas regressam a casa.
- Amei-vos o suficiente para ter insistido em que juntassem o vosso dinheiro e comprassem uma bicicleta mesmo que eu tivesse possibilidade de a comprar.
- Amei-vos o suficiente para ter ficado em silêncio, para vos deixar descobrir que o vosso novo amigo não era boa companhia.
- Amei-vos o suficiente para vos obrigar a pagar a pastilha que "tiraram" na mercearia e dizerem, "eu roubei isto ontem e queria pagar."
- Amei-vos o suficiente para ter ficado em pé, junto de vós, durante duas horas, enquanto limpavam o vosso quarto (tarefa que eu teria realizado em 15 minutos)
- Amei-vos o suficiente para vos deixar ver a fúria, desapontamento e lágrimas nos meus olhos.

- Amei-vos o suficiente para vos deixar assumir a responsabilidade das vossas acções, mesmo quando as penalizações eram tão duras que me partiam o coração.
- Mais do que tudo, amei-vos o suficiente para vos dizer NÃO , quando sabia que me iríeis odiar por isso.

Estou contente, venci. Porque, no final, vocês venceram também.
E qualquer dia quando os vossos filhos forem suficientemente crescidos para entenderem a lógica que motiva os pais, vocês hão-de dizer-lhes quando eles vos perguntarem se os vossos pais eram maus... que sim, que éramos maus, que éramos os pais piores do mundo:

- Os outros miúdos comiam doces ao pequeno- almoço; nós tínhamos de comer cereais, ovos, torradas
- Os outros miúdos bebiam Coca-Cola ao almoço e comiam batatas fritas; nós tínhamos de comer sopa, peixe e fruta. E — não vão acreditar - os nossos pais obrigavam-nos a jantar á mesa, ao contrario dos outros pais.
- Os nossos pais insistiam em saber onde nós estávamos a todas as horas. Era quase uma prisão.

- Eles tinham de saber quem eram os nossos amigos e o que fazíamos com eles.
- Eles insistiam em que lhes disséssemos que íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.
- Nós tínhamos vergonha de admitir mas eles violavam as leis do trabalho infantil: tínhamos que lavar a loiça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar o chão, esvaziar o lixo e todos esses trabalhos cruéis. Acho que eles nem dormiam a pensar em coisas para nos mandarem fazer.
- Eles insistiam sempre connosco para lhes dizermos a verdade, apenas a verdade e toda a verdade.
- Na altura em que éramos adolescentes, eles conseguiam ler os nossos pensamentos. A nossa mãe era mesmo chata.
- Os pais não deixavam os nossos amigos buzinarem para nós descermos. Tinham de subir, bater e entrar para eles os conhecerem.
- Enquanto toda a gente podia sair á noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16.
- Por causa dos nossos pais, perdemos imensas experiências da adolescência. Nenhum de nós alguma vez esteve envolvido em roubos, actos de vandalismo, violação de propriedade, nem foi preso por qualquer crime. Foi tudo por causa deles.
- Agora que já saímos de casa, somos adultos, honestos e educados; estamos a fazer o nosso melhor ao sermos "MAUS PAIS", tal como os nossos pais foram.

--
Manuela

12 comentários:

Girassol disse...

Ola bom dia!
Senhorio: este post não está fora do sitio?? Eu não me importo, não sei é se a menina das quintas gosta destas misturas! Eh eh eh
E para salvaguardar desde já qualquer comentário sobre o texto, aviso que não é da minha autoria1 Beijinhos e Feliz Sexta- Feira 13!!!

Anônimo disse...

Ai a doce adolescência....
Ai que horror, quando formos pais de adolescentes....

Girassol disse...

Inês:
É realmente assustador pensarmos k os nossos filhos nos possam fazer passar por aquilo k fizemos passar os nossos pais... tadinhos... esquadras de PSP... Ih ih ih

Anônimo disse...

ahahahahahaahahahahahah

Simplesmente... Nelson disse...

Pelo texto... estou realmente a ser pouco severo com a minha pequena.
Mas, se sou esse tal pai que o texto fala, ainda levo com o pessoal da protecção de menores!!!

Regueifas disse...

Mário Crespo :)
Cada vez gosto mais deste (Gajo). Não digo homem porque podiam dizer que eu era a favor do Casamento Homossexual e eu não quero ter opiniões convergentes com as de Sócrates.... quero que ele se Foda ( Regueifas )


Está bem... façamos de conta
Está bem... façamos de conta

Façamos de conta que nada aconteceu no Freeport. Que não houve invulgaridades no processo de licenciamento e que despachos ministeriais a três dias do fim de um governo são coisa normal. Que não houve tios e primos a falar para sobrinhas e sobrinhos e a referir montantes de milhões (contos, libras, euros?). Façamos de conta que a Universidade que licenciou José Sócrates não está fechada no meio de um caso de polícia com arguidos e tudo.

Façamos de conta que José Sócrates sabe mesmo falar Inglês. Façamos de conta que é de aceitar a tese do professor Freitas do Amaral de que, pelo que sabe, no Freeport está tudo bem e é em termos quid juris irrepreensível. Façamos de conta que aceitamos o mestrado em Gestão com que na mesma entrevista Freitas do Amaral distinguiu o primeiro-ministro e façamos de conta que não é absurdo colocá-lo numa das "melhores posições no Mundo" para enfrentar a crise devido aos prodígios académicos que Freitas do Amaral lhe reconheceu. Façamos de conta que, como o afirma o professor Correia de Campos, tudo isto não passa de uma invenção dos média. Façamos de conta que o "Magalhães" é a sério e que nunca houve alunos/figurantes contratados para encenar acções de propaganda do Governo sobre a educação. Façamos de conta que a OCDE se pronunciou sobre a educação em Portugal considerando-a do melhor que há no Mundo. Façamos de conta que Jorge Coelho nunca disse que "quem se mete com o PS leva". Façamos de conta que Augusto Santos Silva nunca disse que do que gostava mesmo era de "malhar na Direita" (acho que Klaus Barbie disse o mesmo da Esquerda). Façamos de conta que o director do Sol não declarou que teve pressões e ameaças de represálias económicas se publicasse reportagens sobre o Freeport. Façamos de conta que o ministro da Presidência Pedro Silva Pereira não me telefonou a tentar saber por "onde é que eu ia começar" a entrevista que lhe fiz sobre o Freeport e não me voltou a telefonar pouco antes da entrevista a dizer que queria ser tratado por ministro e sem confianças de natureza pessoal. Façamos de conta que Edmundo Pedro não está preocupado com a "falta de liberdade". E Manuel Alegre também. Façamos de conta que não é infinitamente ridículo e perverso comparar o Caso Freeport ao Caso Dreyfus. Façamos de conta que não aconteceu nada com o professor Charrua e que não houve indagações da Polícia antes de manifestações legais de professores. Façamos de conta que é normal a sequência de entrevistas do Ministério Público e são normais e de boa prática democrática as declarações do procurador-geral da República. Façamos de conta que não há SIS. Façamos de conta que o presidente da República não chamou o PGR sobre o Freeport e quando disse que isto era assunto de Estado não queria dizer nada disso. Façamos de conta que esta democracia está a funcionar e votemos. Votemos, já que temos a valsa começada, e o nada há-de acabar-se como todas as coisas. Votemos Chaves, Mugabe, Castro, Eduardo dos Santos, Kabila ou o que quer que seja. Votemos por unanimidade porque de facto não interessa. A continuar assim, é só a fazer de conta que votamos.


frescas á sexta 13 do azar mas nem para todos ....

Regueifas disse...

http://br.youtube.com/watch?v=vrmoc6webdy
Isto sim é uma historia de amor e de PAI para filho e um HOMEM que se poderia queixar da puta da vida e não o faz ...

chorem,gritem,sorriam,deixem cair a vossa lágrima mas façam o que o coração mandar na hora de verem isto ...
frescas e alegres ....

Regueifas disse...

Video de Tony Melendes legendado em Português

este texto vem no seguimento do anterior que não dá para ver nada no link .

neste sim :)

vale a pena ver e ouvir e já agora ler .

este sim não é nenhum neh neh nhe nhe nhe nhe vejam e sintam se não são todos uns neh nhe nhe nhe

frescas e bom fim de semana .

Girassol disse...

Enfim...

Anônimo disse...

Será k este gajo Regeuifas nao sabe criar um Blog para divagar sobre os seus traumas e taras ...era tão bom para todos nós que visitamos este site.
Já agora gostava de saber porque está sempre a criticar os posts dos outros e o da Manela poê-se a divagar sobre coisa nenhuma ...
Para saberes onde criar aki fica um endereço ...
https://www.blogger.com/start
Depois a gente passa por lá para criticar .... ou não !!!!!

Regueifas disse...

o "Enfim" da MAnela não comento que é pouco demais para eu comentar e nem, sequer perco o meu tempo ....
ANÓNIMO/A vai á merda com os teus comentários nojentos e não te preocupes que deixarei de aqui aparecer mas não por ti .
Começa a não existir substancia e alguém que quer brilhar e começo a sentir que realmente isto é demasiado pequeno para mim .
Fiquem BEM e até .

Anônimo disse...

Nojentos só mesmo os teus comentários ....
Pequeno só mesmo o teu cérebro ...
Até um dia e se cumprires o que disseste nem este Post irás ler, mas ja sei que não vais perder a opurtunidade de me insultar mais uma vez.