quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A menina samba???

Ora, ora, ora, se este fim-de-semana não é de Carnaval!!!

Eu vou-vos ser sincera...nunca gostei do Carnaval...nem das festas, nem dos disfarces...hummmm....I wonder: Será que é por sermos governados por autênticos palhaços???

Este ano, como habitualmente cabe-me a mim a tarefa de mascarar os pequenos para a escola, e é impressão minha, ou se a gente quiser vestir uma roupinha um pouco mais incrementada às crianças tem que desembolsar uma pequena fortuna??? As fantasias dos supermercados e dessas raffastores manhosas são do mais chungoso possível...

Adiante! Digo-vos já que a “piquena” vai de Joaninha e o senhor diabrete vai de Peter Pan, para homenagear o “Pedro, o pintor de Sonhos”, da nossa amiga Manuela das sexta-feiras... Estou a brincar...a verdade, é que eram as únicas que a pessoa a quem cravei as fatiotas tinha a servir para este ano!

De qualquer das formas eu não estou aqui hoje para vos falar dos pequenitos, mas sim, para vos contar da última vez que tive a brilhante ideia de me mascarar pelo Carnaval!

Já lá vão uns bons aninhos, mas tudo está demasiado fresco na minha memória and I wonder: Porque será???

Depois de muita insistência, lá acedi ao convite que me faziam as minhas amigas para ir sambar lá para a festa delas, e como já era um bocado em cima da hora, tive que recorrer à prata da casa, que é como quem diz, ao que estava disponível em casa dos meus pais,uma vez que eu ainda era solteirinha da Silva...

Vesti então uma camisola e calças brancas, pus a touca da piscina a cobrir os meus longos cabelos pretos e toca a enfaixar-me em kilómetros e kilómetros de ligaduras que a minha santa mãezinha (que muito sofre das varizes) tinha na gaveta.

Para a decoração da cara, pintei os olhos,bem a toda a volta, e ainda os meus sensuais lábios carnudos com um lápis preto et voilá...sai uma múmia fresca prontinha para a festança.

Foi nesta triste figura que eu e a malta, todos convenientemente disfarçados, nos metemos numa chafarrica e antes ainda de entrar no recinto da festa, decidimos dar uma volta pelos cafés de Valongo...ele há ideias do Diabo!!!

Toda a gente gostou!!!
“-Pareces mesmo morta!” - diziam uns...
“-Olha a múmia!” - diziam outros...

Apesar dos elogios, eu na verdade estranhava porque é que ninguém se queria sentar ao meu lado, e ainda por cima faziam assim uma cara como que agoniados sempre que eu ia para a beira deles...pouco depois...
Fez-se luz... e não é que eu estava impregnada do cheiro do Reumon Gel, ou Trombocid, ou lá o que era a pomada para as pernas da minha mãe???

Acho que foi o banho mais longo que tomei em toda a minha vida, porém o aroma acompanhou-me ainda por um bom par de dias....qual companheiro de infortúnio...

Agora, Carnaval, só mesmo para os infantes, poque eu, já tive a minha quota-parte de palhaçada!!!

Inês

P.S. Nesta guerra civil entre bloguers e comentadores há já uma baixa a registar: o meu estimado capitão Regueifas jaz aí estropiado por um qualquer canto valonguense...
Será que não há por aí uma equipa do INEM que o possa ressuscitar???

13 comentários:

Simplesmente... Nelson disse...

Pois é minha amiga... Carnavaladas, não é mesmo contigo, pelo menos, por estas alturas... lá vais fazendo as tuas "palhaçadas" ao longo do ano e quando chega ao verdadeiro dia, tu tiras folga!!!
Eu também não sou grande fã do Carnaval, no entanto, aproveito todos os anos para mudar os elásticos.
A fantasia de múmia foi uma das que, em tempos idos, decidi usar... mas por falta de ligaduras, utilizei o papel higiénico. Não será preciso dizer que para além da ideia o disfarce estava condicente com o material aplicado... resumindo... uma m****.
Mas lá fui todo contente para o bailarico, esqueci-me de um pormenor, faltava uma mangueira!!! Pois é, 3 sumois e 2 gasosas depois... deu aquela vontade de ir ao mictório e onde estava o zipper??? Bem por baixo de camadas e camadas de papel higiénico... tive que cancelar a fantasia, sob risco de me tornar no Super Pasta de Papel...

E mais não digo... senão não temos conversa para o café...

Quase me esquecia, o capitão... morto???
Naaaaaaaaaaaaa... parece mais que anda como agente infiltrado!!!

Anônimo disse...

Pois é colega mal eu sabia desse teu fedor a pomada pois se ias de múmia eu ia de cigana mas tinha um tamanho torção no dedo mindinho que mal segurava de pé.
Ainda bem que o Carnaval é só uma vez por ano(digo eu)...

Anônimo disse...

Eu não é que não goste do Carnaval. Acho até que é um feriado muito útil pois em Fevereiro não havia nenhum, e logo à terça-feira, que é como quem diz, "ponte".

O problema mesmo é que dá uma tamanha agonia nesse dia e tenho que andar carregado de Kompensan e Gurosan, para aguentar a revolta do estômago ao passar por essas personagens adultas que, imaginem, DE DIA, passeiam pelas ruas mascarados de transexuais...

Elas de eles e, principalmente, eles de elas.

Mas que é que se passa com esta pessoas, fala-se em mascarar e têm logo que partir para a acefalia... Não se podiam disfarçar simplesmente de burros ou membros do governo, que são animais com uma certa dignidade?

Não há paciência, apetece logo partir para a violência. Não quero é sujar ou estragar o pára-choques.

PS: Com aquelas ligaduras justinhas ao corpo, ui, ui.

Lisa disse...

Mais uma crónica da cara Inês - Inê no seu melhor....

Como sempre anseio por este dia (não menosprezando a Manuela e o senhorio cá do lugar), continuo a apreciar as tuas desventuras, que tanto nos dão gozo e diversão....

Quanto ao coment sobre o capitão Regueifas, das duas, uma - ou vai aparecendo como agente infiltrado da SIS, ou então ficou tão enjoado da farinha que por cá havia, que foi fazer broas de milho para outro lado.

Faço minhas as tuas palavras, detesto o Carnaval, e a única coisa que tem de bom mesmo é o feriado e a "ponte" como diz o "fonte mourisca".

De qualquer das maneiras......


BOM CARNAVAL A TODOS!!!!!

Anônimo disse...

Pois é, acabaste de me fazer reviver o passado na Rua da Boavista... Que pobreza de Carnaval, que pobreza de fatiotas e que idiotas nós éramos!
Bem, se fosse este ano eu até estava na moda, muito "in", pois agora as novelas das Índias é o que está na berra... Ele é Equador, Caminho das Índias... e eu com o meu sari e a minha pinta na testa de há 10 anos atrás faríamos furor lá pelos Carnavais da SIC ou TVI!!! Ó senhor Regueifas, não que deixe saudades, mas o corta na casaca sempre animava a malta...Olhe que este senhorio e estas moçoilas dos blogues são do melhor. Não sei se arranjará substitutos à altura.
Atenção às bombas carnavalescas!

Girassol disse...

Vim ainda hoje para te comentar, ainda que à pressa, senao amanha nem me atrevo a entrar no Recanto da Mourisca!! Começando por fim, e pelas pessoas mais importantes (ehehehe) Regueifas: Volta filho, que não estás perdoado!!! Mas volta! Afinal ainda és lembrado!! Ora sobe lá esse EGO!!! Agora para a miúda do blog: Não me lembro de te ver vestida de múmia, decerto não era nos nossos tempos de convívio ainda. Mas olha, que te imaginando a ti ao Nelson de múmia, não dá para parar de rir!! Ah ah ah! E a matraca tava fechada?? Conseguiste passar alguns minutos em silêncio? Pronto, é desta que não entro no Recanto da Mourisca!! Por falar em Carnaval, que me parece que era o tema do texto, detesto!!! Mas tem que haver gostos para tudo e sendo o mais solidária possivel com a minha gente, aproveito este espaço nosso, do nosso povo, para avisar que na 3ª feira de Carnaval volta a sair à RUA o MAJESTOSO CARNAVAL de Valongo, que ainda não percebi se é a Câmara que organiza ou a pobre associação que ainda resiste nas Pedreiras!!

Anônimo disse...

Vou comentar postagem, dizendo que gosto mais do Carnaval do lado de fora. Sou um apreciador e critico.

Por isso fico deliciado. e aprecio muito, quando as senhoras, são agradáveis, tem lábios carnudos, tâmaras maduras, e jeito para criticar a vida, caricaturando-a(...).

Ás quintas areia en Dallas.

Anônimo disse...

É pá!!! Realmente isto está cada vez melhor....
É diálogo, sim senhores.
Mas ainda era mais bué da fixe antes, quando o pessoal não se entendia.
O que eu tenho perdido...

Anônimo disse...

Começo por informar que é a primeira vez que blogo e ainda que o faço sobre ameaça física! Nem sei muito bem se estou a fazer isto correctamente!
No que respeita ao Carnaval, é se calhar das festas que menos me seduz.. Ainda ontem estava a dizer que só deverá servir para emborcar uns cozidos antes de entrar na Quaresma! Quanto a fantasias, só tive oportunidade de mascarar de Cow-boy e mais tarde pegava nos jeans mais rasgados e de que mais gostava e lá servia de desculpa para sair com a bela da casaca e das calças da C17! (Agora que penso, as máscaras de cow-boy lá me devem ter virado para esta admiração por parte da 'cultura' americana). Bom, minha amiga, essa história de o pessoal de vestir de palhaço porque somos governados por tais, a mim, soa-me muito mal. Afinal dizemos mal deles e depois queremos encarná-los??? Ou ainda pior, como alguém já citou, andamos aqui na festa dos travecas??? Assumam-se durante o ano! Venha lá é um feriado que é para acordar relaxado, e se estiver solzito ou pelo menos não chover, montar no cavalo de aço e ir tomar o peq. almoço com os amigos!! Para finalizar, venham antes as múmias com ou sem zipper, que já me imagino a descobrir a ponta da ligadura ou do papel higiénico e a puxar como se não houvesse amanhã até vocês cantarem como o outro... 'caiu redonda no chão'... Ufa que canseira, vou chuveirar-me e tomar o pequeno almoço! Quem alinha???

nun@mac

P.S. Agora vamos lá ver se atino com esta coisa da identidade! E alguém sabe o que é isto das tags ou o caraças... Que coisa.. Gostava tanto da minha máquina de escrever!

Anônimo disse...

P.S. (2) Para a próxima é fazer o favor de colocar as fotos das múmias, palhaços e indecisos!

Anônimo disse...

O quê? Isto são comentários? Leiam, leiam livros! Já agora leiam a crónica do António Lobo Antunes que saiu na "Visão" do passado dia 19 de Fevereiro. Apetece-me dizer como o sem abrigo..."estou-me a cagar"... e continuar dançando, não só agora, mas pela vida fora "dancing to de end of love".
Já agora, quem diabo é o Regueifas, que está toda a gente com saudades dele. Podem-se explicar?

Regueifas disse...

Hoje trago para o blog como me faço e me podem (comer) .

Sou a ou o Belo/a regueifa :)

Do meu pai herdei esse tal :
1 kg de farinha
250 grs de farinha
40 grs de fermento de padeiro
9 gemas
1 clara
250 grs de açúcar
125 grs de manteiga
2 dl de água
açafrão
um pouco de canela

Da minha mãe herdei :
Desfaz-se o fermento de padeiro num pouco de água tépida e mistura-se com os 250 grs de farinha.
Deixa-se levedar em local temperado durante 1 hora.
Põe-se a açafrão de molho na água morna.
Deitam-se as gemas e a clara numa tigela e batem-se com o açúcar.
Junta-se a manteiga amolecida, o açafrão e a água e a canela e mistura-se tudo.
Peneira-se a farinha em monte para um alguidar, faz-se uma cova, no meio da qual se deita a massa fermentada (o crescente) e a mistura de ovos, açúcar e manteiga.
Amassa-se tudo muito bem e deixa-se levedar em local temperado.
Tendem-se as REGUEIFAS e deixam-se levedar até aumentarem de volume e aparecerem à superfície umas bolhas transparentes.
Leva-se a cozer em forno bem quente.
Depois de cozidas, pincelam-se as REGUEIFAS com manteiga da-lhe cor e escorregam melhor ....

frescas nas mãos de quem sabe :)

olha a boa regueifa ....

Anônimo disse...

ola Ines.

parabens pelos textos... muito interessantes mesmo :)

mas o carnaval é mesmo isso, tempo de alguns porem mascaras e outros as tirarem. se é que me entendem.

nao sou um pintor de sonhos, mas sim um sonhador que pinta os sonhos de outros.

beijos

Pedro, pintor de sonhos