terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Aspirador de Vapores

Hoje, um pouco fora de horas, eu sei… mas é Carnaval e como diz o ditado …ninguém leva a mal.

Por falar em disfarces, vou falar-lhes da minha inaptidão para bricolage!!!

Para o facto de dar um magnifico exemplar de serralheiro, carpinteiro, electricista… mas só mesmo num corso Carnavalesco!!!

Tudo começou, quando certo dia o exaustor deu o berro. Não pensem que estou a falar em dar o berro no sentido figurado, o “dianho” começou mesmo a guinchar por tudo que era lado!!! Deve ter-se cansado de aspirar os vapores resultantes dos meus cozinhados “gourmet”.

Depois de muito pesquisar, marcas e modelos, ver e rever, pesquisar e voltar a ver… optamos pelo modelo … mais barato (estavam à espera de quê)… que pode dizer-se era o esteticamente, diga-mos, mais simpático.

Lá vai a família às compras.

Chegados ao estabelecimento, abordei o funcionário da área sobre as dimensões do aparelho, o qual me respondeu:

- Não se preocupe, isto são modelos universais… não há que enganar.

De facto à vista desarmada o modelo era mesmo ao tamanho. (Esqueci-me no entanto que uso óculos)

Chegados a casa, toca a pegar no “bicho” para o colocar no sítio… e foi aí que descobri, que tenho uns móveis de cozinha, do outro mundo!!! O dito universal, não se adequava ao universo cá de casa!!!

Não há problema, devolve-se…

E assim, ainda esta ideia estava a palpitar na minha mente, já eu estava ao balcão da loja a receber o meu bendito dinheiro de volta.

Sedento por concretizar esta obra-prima da bricolage, meti pés ao caminho e corri em direcção ao shopping mais próximo para adquirir este equipamento universal qb.

Depois do primeiro, veio outro e outro ainda e quando já estava prestes a desistir… entro na Media Market e lá estava ele, um modelo universal adequado ao meu mobiliário… e mesmo à “sorrir” para mim.

O preço aqui foi secundário, eu apenas queria o exaustor…

- Desculpe, queria um exaustor como aquele que ali está.

Responde-me o funcionário:

- Só temos mesmo o da exposição, este fim-de-semana foi uma corrida aos exaustores e estamos com ruptura de stock. Corrida aos exaustores, pensei eu!!! Fosgasssss

Conformado mas não derrotado, regressei a casa para preparar o “assalto” do dia seguinte…

No final do dia já tinha encontrado um modelo bem giro, bem à medida e o pior de tudo bem caro.

Tinha acabado de comprar um exaustor, tipo Planeta Agostini... vem o aparelho, mas depois faltam toda uma parafernália de coisas!

Para o colocar, passei o “cabo das tormentas” e dito saiu-me pior que o “adamastor”, deu mais luta que o esperado!!!

Local de acesso condicionado, obrigou-me a executar mais posições, que qualquer compilação do Kamasutra… deitado sobre o fogão, eu estava em chama… mas à medida que ia apertando os parafusos, ia proporcionalmente perdendo “gás”.

Exaustor no sítio, eu a escorrer como um camelo (apesar de nunca ter visto nenhum) saio de cima da placa para observar de outro ângulo a obra de arte inacabada e…

Fosgasssss… o “gajo” ficou desnivelado !!! A prateleira existente, tinha sido “adaptada” ao anterior lixando-me a vida.

Uma vez que nasci sobre o signo de Virgem, ao qual atribuem todo o tipo de adjectivos sobre métodos e perfeição… quis fazer valer esses princípio.

Toca a sacar o “animal”… A minha mulher já com as mãos na cabeça a dizer:

- Tás a passar-te… isso é coisa para um centímetro, ninguém vai notar…

Se eu fosse do signo Touro, talvez tivesse dado umas valentes marretadas no “dito cujo” “carcara sanguinolento”… mas não, para um virginiano, 1 cm é 1 cm… e isso faz toda a diferença.

Só restava uma opção, destruir o móvel… como já disse antes, eu e os “arranjos caseiros” não jogamos na mesma equipa, vai daí, ferramentas é coisa que não entra cá em casa, salvo e estritamente indispensável para os concertos da bicicleta.

Na falta de uma serra ou máquina de corte de madeira, o MacGyver cá do pedaço pega num martelo e numa chave de fendas e num ápice, cerca de meia hora depois, já a tábua jazia no chão da cozinha…

Quem estraga velho, compra novo…

Agora com uma superfície comercial da especialidade aqui à mão, não poderia ter escolhido outro sítio para ir comprar a prateleira.

Depois de escolher a madeira para a dita, com as medidas na mão… vou ao encontro do funcionário, que mais tarde viria a descobrir, ainda percebia menos do que eu de bricolage e decoração!!!

O senhor para me fazer uma prateleira de 60x35, deu cabo de duas magnificas “folhas” de madeira de 1,50x80!!!

Mas quando tudo parecia já estar bem encaminhado para o terminus dos trabalhos… diz-me o “Bob”:

- Nós só cortamos as tábuas em linhas rectas… este circulo para o tubo de exaustão, não posso fazer.

E eu pensei: É de facto melhor não te pores a inventar, se para cortares a direito estragas-te duas tábuas… se te pões a fazer buracos passo aqui o resto da minha mocidade.

Tive que recorrer aos trabalhos de um escultor de arte sacra, que por acaso é meu cunhado, para concluir a peça. (Afinal, era ou não era uma obra de arte que eu estava a fazer???)

E foi assim, nesse mesmo dia, concluí, com êxito o trabalho…

Quando tudo poderia ter acontecido em duas horas, eu precisei de… não foram dois dias é só o que vos digo.

E era isto, que tinha para vos contar, uma boa semana a todos e se, porventura, quiserem conferir, este texto tem 924 palavras.



5 comentários:

Girassol disse...

924 palavras entre as quais me saltaram à vista dois erros... mas deixo para a Lisa corrigir qd vier de férias! E quanto à comparação Virgem/ Touro, devo dizer-lhe caro amigo que também têm a paranóia da perfeição... os 3 signos de terra perdem mt tempo com insignificâncias!! LOL e com esta me deito! Cuidado com as agulhas nos sabugos!!! Isso dói!!!

Anônimo disse...

Este post de 924 palavras teve o condão de me por a dormir....
Nem vi erros, nem vi nada!
Porém se tens um cunhado escultor de arte sacra (viram, que fino), posso perguntar se eu quiser uma Senhora das Dores ou outro Santinho, será que arranjas um desconto para amigo????

Anônimo disse...

Ah! E é claro que um homem com pouco jeito de mãos serve tanto à sua esposa como uma viola num enterro....
Ahahahahahhahahahahhhahah!!!!

Anônimo disse...

Ei rapaz isto é q foi dar ao dedo no teclado.
Está mto bem, gosto do teu estilo de humor, continua.
Diz a essa inês, se for tua colega, que adormecer na hora do patrão é coisa séria.

Tó Zé

Lisa disse...

Pois bem - posso dizer que acompanhei de perto estes malabarimos do nosso senhorio.

Ufa, ufa - até fiquei cansada só de ler - ihihihih (sei que fui a tua inspiração, depois duma visita à minha casa!!!!!)

Quanto aos erros - depois de ter ficado tão cansada, parece que me passaram ao lado. NÂO VI!!!!!

Excuse me Manuela

Lisa