sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Uma questão de honra...

Este é talvez mais um texto nhé nhé nhé, escrito por e para gente nhé nhé nhé.

Perdoem-me a falta de modéstia, mas o que seria do mundo sem gente nhé nhé nhé??

Nós ( homens e mulheres), os que temos a coragem de parar, pensar, sentir e mostrar sem medos e vergonhas o que pensamos e sentimos??

Tenho vivido quase ao longo de 34 anos no meu mundo cor-de-rosa, e a ver com os meus óculos cor-de-rosa o mundo que existe fora do meu.

Pois caros amigos, é com profundo pesar que verifico dia após dia que o mundo fora do meu é cada vez mais cinzento e começa a toldar o meu próprio, na medida em que começo a desacreditar em alguma coisas.

Esta semana, já não pela primeira vez, verifiquei que jurar pela Honra vale nada

Uma palavra tão forte e outrora tão importante, pela qual tanta gente matou e morreu, nos nossos dias está praticamente em desuso.

Continuamos a dar a nossa " Palavra de Honra", a dizer que não é por dinheiro, é por uma " Questão de Honra", e logo a seguir jura-se pela tão importante Honra que se vai dizer a verdade e apenas a verdade e mente-se descaradamente até ao fim, claro que certamente também por uma questão de honra!!!

Não quero que me interpretem como pregadora da moral e dos bons costumes, porque não sou, pratico a minha moral, bem ou mal, a dos outros confesso que pouco ou nada me diz, mas há valores que nos foram incutidos pelos nossos pais que deveríamos conseguir transmitir aos nossos filhos!

E preocupa-me, assusta-me mesmo, que estejamos a construir uma sociedade sem qualquer tipo de "coluna vertebral"!

Não é também minha intenção mudar o mundo, mas acho que temos pelo menos a obrigação de não deixar morrer alguns valores nas cabecinhas pequeninas que alguns de nós têm em casa, uma vez que educar os grandes já me parece uma batalha perdida (visão sem óculos cor-de-rosa)!!

Se é uma visão espiritual, não sei, ZEN também não me parece muito porque talvez devesse estar a tentar ver na falta de Honra algo que conduzisse a um caminho de aprendizagem, e também não consigo ver... Se alguém conseguir... agradeço que me diga!

Beijinhos e Bom fim-de-semana!!!

Manuela 

22 comentários:

Lisa disse...

HONRA é a avaliação do procedimento de uma pessoa e estado social baseado nas adoções daquele indivíduo e ações.

(não sei que me parece escrever conforme o novo acordo ortográfico)

Ao fim de 30 anos a escrever duma maneira e agora ter que escrever à brasileiro.

A questão da honra é muito pertinente.
Além de ser muito subjectivo também, porque a interpretação que eu ou tu damos pode não ser a mesma que outros poderão dar.

Não posso estar mais de acordo, realmente nós somos o grande exemplo dos nossos filhos.
Assim sendo, a base primordial da educação será a família e a honra.

Nota 10 ao teu blog de hoje!!!!

Pode ser que outras mentes se questionem e levantem a voz para dizer algo de útil, que não as futilidades que normalmente se apressa a escrever.....

People - Bom fim de semana

Regueifas disse...

A Tua primeira calinada vem logo na HONRA qye á luz do NOVO ACORDO não leva com o tão famoso H de OMEM .

mas como voçês são neh neh nhe nhe nhe nhe

já nem digo nada .

é por causa de atos c omo esse que o mundo está cheio de radicais ....

frescas e atentas ...

Regueifas disse...

HONRA + HONRA = HONRA ...
Gosto muito de futebol e de Hoquei
E ... na vida gosto de saber as marcações do campo :) gosto de saber onde é a baliza;meio campo;grande área; e os cantos...
Assim sei quando é fora de jogo;penalti ou golo!
No trabalho, aqui, todos os dias procuro nunca esquecer as marcações do campo: num negócio procuro ter sempre os olhos na bola e no campo marcado...
E todos já sabem que é assim que deve de ser ...
....no resto...se não está marcado....não sei jogar!....chuto a medo....sofro falta...e sendo na área...é penalti. !
pois........
ALGUÉM precisa de ajuda
Quero o campo marcado ! : onde começa/muda aos quantos/quando acaba.
não sou assim desde pequenino...procuro é sempre não ser surpreendido no campo do adversário!
Preciso que marques o campo!
Agora!



frescas e com HONRA

Boa sexta Feira para todos e mesmo á chuva o Mundo não pára de girar ....

Girassol disse...

Obrigada Lisa pela nota 10, valha-nos ao menos estes incentivos!!
Bem, e agora la vou usar alguns minutos da minha vida para responder ao Regueifas: Caro, Regueifas, depois de várias tentativas para tentar descobrir quem és, digo-te que desisto, ou melhor, já antes tinha desistido, a Inês é que lá vai continuando as investigações... É uma Santa a mocinha e paciente, apesar de toda a energia que manda ca pra fora! Desisti porque tenho a certeza que não te conheço, não tenho no meu rol de amigos ninguém com o teu tipo de personalidade, mas também já me convenci és apenas uma personagem... talvez um dia a gente se encontre ou se descubra. Quanto à Honra, se a Lisa não lhe retirou o "H" é porque não é para retirar, de qualquer forma, vou continuar a escrever como sempre escrevi, até ser obrigada, e isto, apenas e só a nível profissional!!Detesto juntar-me ao rebanho, gosto de ser a ovelha tresmalhada e o patinho feio, portanto, NUNCA irei escrever Enrique, Omem ou Onra venha lá o acordo que vier, fora das minha obrigaçoes profissionais! E sendo isto apenas " Blogar" devo dizer-te, e espero que não te ofendas, que antes de tirares o " H" da minha HONRA, tira todas as tuas cedilhas dos "c" quando estão juntos de "e" ou "i". Certo??? Gosto de Hoquei mas não percebo nada, gosto de jogadores de Hoquei, principalmente um de quem em tempos fui fã, que era o meu dentista, àparte disso acho muito giro andarem de patins e segurarem bem no stick, mas de regras não percebo nada, mas quanto à minha ignorância ja falei na semana passada! Quanto à parte em que te referes ao futebol, certamente que não tem nada a ver com o meu texto nem comigo porque não entendi nada, mas certamente era mais um daqueles comentários feitos por ti e so para ti! Fica bem e continua a comentar que esta gente sem sal gosta da luta!!

Anônimo disse...

Amiga Manuela:
Tenho pena que estejas tão descrente de palavras como Amizade, Honra ou Honestidade (talvez porque tenhas sentido na pele, alguém com a falta de qualquer um desses adjectivos), porém (e vê bem quem está a falar...a maior céptica que conheces),olha que há e haverá sempre pessoas de bem que valorizam essas e outras qualidades.
Há que saber separar o trigo do joio...
Por vezes por trás da pele de um cordeiro está um lobo... e o contrário também frequentemente acontece...
A mi me gusta las personas con mucho salero...

Regueifas disse...

Linda INÊS tu fazes com que tudo seja mais risonho e sem seres como eu tens uma piáda NATURAL :)
Já agora já meti xanax mas não consigo olhar o vinho do Porto a esta hora eheheheh , já mandei abaixo duas mistas e uma canequinha de chá calmante e agora que já li o teu texto estou mais tranquilo .

frescas a esta hora :) já agora hoje Domingo é o Dia Oficial da Regeuifa ou da Rosca :) depende de como gostarem dela .....

beijos e bom domingo .

Um dia destes falo com a menina do ZEN .....

Girassol disse...

Amiga Inês:
Os óculos cor-de-rosa ficam sempre bem e sabe muito bem ver através deles em qualquer fase da vida... mas nunca os conseguimos manter sempre...quanto mais não seja temos que os tirar para os limpar... e depois, ou os tiras e fechas os olhos para não veres o mundo desfocado que existe cá fora, ou então ganhas coragem e espreitas sem os óculos... mas aconselho-te, se puderes, a quando os tirares fechares os olhos enquanto os limpas e manteres guardada a visão rosa a que te habituaste... Beijinho... Domingos, 2ªas e 5ªas no café da Parvalheira, se quiseres, tou la perto!

Girassol disse...

Ines: Tive que voltar para esclarecer uma coisa!! Não podia deixar que pensasses que já não acredito em valores como Amizade, Honra e Honestidade!! Nada disso, então deixaria de ser eu! Continuo a acreditar neles todos porque apesar conhecer quem não saiba o que significam, também conheço gente, com quem me cruzo todos os dias que me mostram que TUDO isso ainda existe!! OK???

Regueifas disse...

Acho que ainda não reparaste que ás vezes as palavras são a coisa piordo mundo ? e já sei que tudos os dias tens por perto gente de caracter e de dignidade,honra,responsabel e que alem de tudo são sem sal mas vêm com os oculos cor de Rosa e sem pecado e maldade ....


li apenas num post atráss ás uns poucos dias sobre uma coisa das que escrevo e que ás vezes são só para mim tal como esta ....


diz a dita sem sal : desde que nos deixem a nossa (Gamela)

isto para te dizer que ... desde que ninguem foda a cabeça a ninguem e ninguem fique com o lugar de ninguem :) com ou sem oculos e é tudo igual ...


ambos sabemos .

estou sem paciencia paa mais e alem do mais tirei as minhas lentes tambem ....

frescas no dia dela ....

Anônimo disse...

Ó padeiro vai apreender a escrever, falas tanto dos outros e ñ vês os erros que das.....
"responsabel" achas que é assim que se escreve ou estas a falar á bimbo?

Regueifas disse...

Golf :) vai levar na bolha ou ainda não viste que existem humores que são frios/sem-sal/e negro e que deve de ser entendido por quem tem inteligencia e nem precisa de ser responsavel como o queres .

não sejas panão e vê lá se queres levar com uma rosca é segunda .

Lisa disse...

"""responsabel"""

Mas que dialecto é este?????

Será a linguagem "regueifana" que agora está em voga, fala, fala, mas não diz nada!!!!

nhe nhe nhe nhe nhe nhe

Regueifas disse...

óh Lisa nem te respondo porque é estar a perder tempo e tu nem merecs isso que eu nem te conheço .

vai cantar para o largo do rato pode ser que te safes .

frescas ...

Anônimo disse...

Mas afinal porque é que me respondeste ó cromo sem caderneta.

Desde que te colaste a este blog nunca mais descolaste, ó dah

Arranja uma caderneta, cola-te e desaparece....

És pior que um carrapato

Sílvia disse...

Ando a seguir este blog há já algum tempo, divirto-me muito, acho os temas normalmente muito interessantes e acho que é de louvar as pessoas que o mantêm activo :-)

Sobretudo acho imensa piada por ser um blog de valongueiros, que vão salpicando a nossa existência, directa ou indirectamente, com coisas da nossa terra

Lisa, tu sabes quem sou, o Nelson também sabe (se tu lhe explicares), ao resto da malta: bem hajam, continuem!

Gostava de participar mais daqui em diante!

Saudações valongueiras!

Anônimo disse...

Ouve lá ó padeiro, este será o meu ultimo tempo de antena para contigo,.....sim nem ouça lá...nem consigo, pq para pessoas parolas, mal educadas e que devem ter a pu.a da mania (desci ao teu nivel, infelizmente) que nem tu ñ merecem tempo de antena e respostas.
Quanto ao levar na bolha, ñ tenho os teus vicios, tives-te uma boa visão da visualidade da vista "ainda não viste que existem humores que são frios/sem-sal/e negro e que deve de ser entendido por quem tem inteligencia e nem precisa de ser responsavel como o queres", estás a descrever-te a ti próprio.
Quanto ao panão....se tivesses lido o ultimo, desculpa, o penultimo tempo de antena que te dei, pq este sim será o ultimo, verias que sou woman....e quanto ás roscas...deve ser por isso que tens insonias....
Fui....

Anônimo disse...

Olá Mamã da Leonor,
Tb sabes quem eu sou, onde foste tu almoçar no domingo passado?
Exactamente, isso mesmo, sou eu mesma...
Vai aparecendo e dando noticias, a malta de certeza que agradece (tou certa Senhorio?)
Bjokas e até sábado

Simplesmente... Nelson disse...

Olá mamã da Leonor,em português do Brasil, mamãe da Leonor...
Depois de uma breve "explicação" aquando da primeira passagem pelo blog fiquei logo a saber quem eras.
És sempre bem-vinda... e quanto a participares, não te inibas face a algum humor ou umor mais corrosivo que salpica por aqui e por ali...

Regueifas disse...

Disse Lisa :
Desde que te colaste a este blog nunca mais descolaste, ó dah .

Não te preocupes que não te falo mais e nem sabia que tu existias tam é a tua insignificancia ....
já agora a ti está tudo dito ok ?? fica bem .

Agora vamos a esta coisa que se chama GALFINHAR .

a ti só te pergunto se essa tua forma agressiva é por te olhar e nem saber se és :) Macho , Fêmea ou marinheiro ... ou um prá ai cão qualquer ?????
vai nanar e GALFINHA onde quiseres .
quero lá bem saber se és WOMAN pah ....
olha Woman para ti tambem e que DEUS te ajude que eu não vejo jeitos ....

frescas á noitinha para gente inteligente e sem graça e sem sal .

puta que pariu quando se diz é com todas as putas das letras todas e não como o fazem .

agora fui um pouco mais agressivo mas ás vezes é preciso .

ALGUNS são uma cambada de anormais ...

INÊS amor estás perdoada :) ....

frescas

Anônimo disse...

Os cães ladram e a caravana passa.....

Regueifas disse...

a ultima vez que alguem disso esa da caravana esteve para levar uma camada de porrada de criar bicho pergunta ao senhorio ehehehe é patrão dele e teve o azar de dizer isso ....

mas podes dizer que aqui ninguem faz nada a não ser palavras e as minhas não passam disso mesmo e nunca desço mais que o nivel que é minimo e decente .

continua a Galfinhar que vais longe e olha já agora com os teus cães ....

Anônimo disse...

Hummmm.......cheira-me a campino.....