quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ainda bem que o Natal já acabou...2º Acto...


Depois de uma maratona de mais de duas horas a abrir as prendas, eis que as crianças adormeceram, deixando-me livre para que fosse assistir à Missa do Galo e onde a minha mente pudesse repousar e relembrar o verdadeiro espírito de Natal, que para mim é a celebração do Nascimento de Jesus!

Não pude deixar de reparar que algo estava diferente na Igreja naquela noite, e não eram os casacos novos que as senhoras orgulhosamente ostentavam, era sim um Presépio muito simples que se encontrava à entrada, todo feito em lousa e madeira...

Quando começou a Missa pudemos assistir a algo verdadeiramente maravilhoso: duas crianças, aí com os seus oito anos, subiram para os bancos de madeira e sentaram-se, representando Maria e José. Soubemos pouco depois que as lousas que faziam as vezes de paredes da casinha eram as mesmas que os meninos da catequese usam para escreverem as palavras do catecismo, como Vigiar ,Serviço, Amar ou Confiar!

No dia seguinte, estava em casa da minha mãe para ajudar com os preparativos do almoço Natalício, quando batem à porta...Era uma vizinha que sabendo que temos lareira em casa e pensando que daria umas magníficas acendalhas, queria saber se queríamos ficar com os papelões que embrulhavam uma daquelas casinhas de plástico que a filha tinha recebido na véspera. A minha irmã Bé, agradecendo, trouxe-os para dentro e bem ao jeito do McGiver, com a ajuda de uma faca, uns bocados de fita cola e a sua enorme imaginação, logo construíu uma casota que ficou muito gira, por sinal...

Bem, vocês nem podem imaginar a alegria da criançada naquela manhã. Apesar do frio, não arredaram pé, e entravam, e saíam, e iam à janela, e batiam à porta...Acreditam que até tinha um buraquinho para o gato poder entrar?? Estava realmente o máximo!!!!

Vem este post completar o que não pude, por falta de tempo e espaço, o da semana passada...

Que as crianças, são realmente o melhor do Mundo, e dão-nos também as mais valiosas lições.

A mais importante que recebi este ano, foi a de que não adianta gastarmos dezenas de euros num sortido de brinquedos, que rejeitam com desdém, para adorarem o que fizermos com as nossas mãos, e em que as deixamos serem os verdadeiros protagonistas.

Inês

8 comentários:

Anônimo disse...

Para o natal que vem vou-te dar a tua própria caixa de papelão, para levares os miúdos a brincar... e eu poder sossegar.

Se bem que eu acho que só disseste isso porque a cachopa não ligou muito à Barbie Prost... Noite de Gala que lhe ofereceste :P

Anônimo disse...

Este texto sim, encheu-me as medidas e pela 1ª vez os miúdos saíram beneficiados e bem compostinhos.
Ah, é verdade. Não ligues ao comentário que um tal "fontemourisca" disse. Vê-se mesmo que não esteve investido de esprírito natalício. Só pode...né?

Regueifas disse...

neh neh nhe desculpem lá mas eu sou mau demais para ler e calar estas merdas ... uns em vez de andarem a fazerem que fazem a andar de bicicleta de montanha e com cara de parvos a gastar a puta da energia em merdas que não têm piada acho que mais valia mesmo era ir cantar as janeiras sim ....
o jeito sempre se arranja :) és um franjinhas e aprendeste a dar umas kekas porque de certeza que a natureza te ensinou a gostares .... não faças de conta que és o bem feitorias que a MIM não me enganas .... um dia destes terás uns POSTS meus na tua secretária lá na Câmara de certeza .... será que sou a tua chefe ???? tu vê lá .... olha que o meu nick não diz que sou macho nem fêmea ....
fica bem e aprende a ser mais Duro nas palavras e menos sãozinho da bicla .

frescas ao domingo porque o forno estava ligado eheheheh

és mesmo sem sal amor ....

Girassol disse...

Vou-te confessar uma coisa, amiga: Levei o meu filhote à Igreja no dia de Natal para lhe mostrar o presépio a que me habituei ao longo de mais de 30 anos e olha, fiquei muito desiludida por não o encontrar... pelo menos ainda se mantém a tradiçao de beijar o menino Jesus, falta saber até quando... Bem se se lembram de trocar a imagem por um miúdo grande, vai ser muito giro!!

Simplesmente... Nelson disse...

"O desprezo é a forma mais subtil e nobre de vingança"

Baltazar Morales...

Regueifas disse...

o ciclista de Btt queria que eu fosse o menino Jesus para me dar um beijinho de certeza :)


mas ok eu vou deixar que ele não fique tão chateado comigo eheheh começa logo a chamar o Camilo Castelo Branco eheheheh é primo dele de certeza .... ou então o josé Castelo Branco ....
já para não falar onde vai pode pagar a conta da agua,luz,telefone,etc etc etc branco ups .....

a esta hora frescas ????? hummmmm estás sem sono regueifas ????
é domingo deixa lá ....

Anônimo disse...

Olha, querida irmã, bem sabes que os genes maravilhosos nos correm nas veias, por isso não te deixes afectar por aquilo que certos pães ázimos rabiscam. Ó regueifinha (macho ou fêmea... who cares?), já azedaste há muito... Olha que os pensamentos negativos roubam-te uns aninhos de vida... Quanto à minha mana, e depois de um bendito mail em que saio elogiada pelas minhas skills, só lhe posso agradecer e esperar que não perca o seu savoir-faire!!!

Regueifas disse...

Bè ???? quem és tu moça ??? eu estou burro que até uma Bè me fala .... não te preocupes comigo que eu não me preocupo contigo :) e eu sei que o nick regueifas dá para muita coisa e para lhe colocar nomes e itens estupidos mas ainda bem :) não é toda a gene que sabe colocar um nick regueifas eheheheh BÉ ???? que é isso ???? quem é a tua mana ? a BUMMMMMMM do medo ???? a casa do susto ????


frescas e buuuuuuuuuu