quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Oh Captain, my captain!!

Chesley Sullenberger, you're the best!

A semana passada liguei a televisão, e a primeira imagem que vi foi a de uma avião a boiar...

Lembro-me perfeitamente de ter pensado que era um bocado grande para ser um hidro-avião e que efectivamente também lhe faltava os flutuadores ou lá como se chama aquelas perninhas que eles costumam ter.

Com o som, veio a explicação de que o avião pouco depois da descolagem embateu contra uns pássaros (coitaditos dos pássaros) e que ambos os motores pararam.

Em três minutos apenas, o piloto teve a frieza de espírito para selar as possíveis entradas de água, e o mais importante, conseguiu amarar em pleno rio, como se de uma pista de aeroporto se tratasse...

Não contente com isto, de não ter enfiado o focinho do avião directamente a pique na água (que se constava estar a -6º) ainda foi o último a sair do mesmo, tendo-se certificado que já não havia mais ninguém a bordo.

Isto dito assim, até parece que o piloto teve o mérito todo sozinho... mas não...pois pouco depois ouvimos os relatos dos sobreviventes, que eram quantos??? nem mais nem menos do que 155 entre tripulação e passageiros, em que eu consegui reter que um deles rezou (durante esses mesmos três minutos) cinco Avé Marias e cinco Pai-Nossos, e isso, convenhamos, amigos católicos e ateus, é realmente uma proeza, pois debaixo de semelhante aflição, conseguir a concentração necessária para dizer duas palavras inteligíveis é qualquer coisa...

Eu digo isto, porque meus queridos amigos e leitores eu tenho medo, muito medo de voar. Se eu vos disser que só de me imaginar agora a embarcar num avião começo com palpitações cardíacas, vocês acreditam?? É assim uma coisa um bocado irracional, pois em seis viagens de avião, não apanhei uma única zona de turbulência.

Comecei por ir passar umas férias a Tenerife, e tal como qualquer adolescente inconsciente fiz a viagem para lá maravilhada, e para cá extasiada. A segunda foi para Palma de Maiorca, e já na vinda tive um certo medo... estive sempre a pensar naqueles desgraçados dos Mamonas Assassinas!A terceira, e última vez foi aos Açores no Ano da Graça de 2000 e digo-vos que tomei um calmante para lá chegar e dois para regressar (nenhuma das tomas resultou, pois os nervos estavam em frangalhos, mas recordo-me que rezei um terço completo e não tenho dúvida nenhuma que se não fosse a força do meu pensamento e das minhas orações o piloto não tinha conseguido aterrar em segurança no Aeroporto Sá Carneiro. É por estas e por outras que o povo que viaja em classe turística bate palmas ao comandante no fim dos vôos...

É minha convicção profunda que se Deus, Nosso Senhor quisesse que voassemos, tinha-nos dado um par de asas!!!

Já agora, alguém já se deu ao trabalho de reparar na palavra Aterrar??!?

T.P.C. meus caros, T.P.C.

Inês

12 comentários:

Regueifas disse...

Meu querido amigo pela 1ª vez estou de acordo contigo :) é estranho não achas ??? eu tenho terror de andar de avião e quanto mais ando mais medo e terror tenho :) .
Não tem nada que ver com torres gémeas mas sim RESPEITO,MEDO,TERROR por esse ( BICHO ) que ao mesmo tempo tanto me fascina de tanta beleza e tanta FORÇA MONSTRA .
Sendo certo que já voei em aparelhos avariados e são com um reactor esse não é o meu medo ...já passei o canal da mancha de quem vem de Londres para Dusseldorf (Alemanha ) 45 minutos de Voo +- .
Sinto que dizer a verdade é bom quando ela é verdadeira mesmo .
Tenho medo que me borro e ainda estou a sair de casa e nem sequer a fazer o chek-in porque isso é a historia de meter dois (2) xnax de dois miligramas e uma cerveja de lata ao ultimo toque ... e que seja o que Deus quiser ...
Já agora e para te revelar um segredo e que não digas que só digo mal de ti e que te chamo CICLISTA :) eu nuca me levanto no avião para não fazer peso eheheheheheheheheh é de parvos mas é assim ....
já agora eu num dia estava a viajar de Porto/Lisboa/Roma/Napoles e como sempre levantar nem pensar e nem para fumar do tempo que ainda se podia fumar ... esse dia de Roma para Nápoles se não vou mesmo á casa de um Boeing da Alitália cagava-me todo e não chegava o avião eheheheh é um terror e tens razão deste vez ...

Ter medo de aviões é igual a termedo de cães que tambem tenho mas não tanto ou nem é igual .

o avião e o medo que tenho é quase terrorismo .

já agora a terminar a minha primeira viagem foi a Milão e não tive medo algum .
á primeira nunca sabemos para onde vamos .

admiro quem não tem medo .

frescas e medrosas a esta hora ...



já agora amigo (ciclista) acabei de beber chá calmante :) não bebi nada desde as 20:00 de ontem ao jantar ....

até mais frescas ou em Brasileiro :) até mais ver ....

Anônimo disse...

Hellooooo!! Regueifas!!!
Aqui às 5ªas feiras quem escreve não é o amigo ciclista, é a amiga eólica, aquela do SINTA A NOSSA ENERGIA!!
Gostei de saber que é um amigo viajado, não há nada como uma viagem para alargar os horizontes,não é??
E também gostei de saber que aqui o blog, onde escrevo é um sítio que vale a pena visitar, mesmo a tão impróprias horas matinais!!!
Saudações amigáveis, e se cuida tá!!?!
Inês

Anônimo disse...

Guia para compreensão para este blog
(Para pessoas saudáveis e atrasados mentais...)
Sábados, Domingos, Segundas, Terças e Quartas: Escritos by Nelson (o ciclista do capacete BTT)
Quintas-feiras: Parvoíces e outras vivências by Inês
Sextas-feiras: Momentos de inspiração espiritual by Manuela
Aqui, tal como numa boa democracia: Cada macaco no seu galho...

Girassol disse...

Inês querida: realmente!!! É preciso ter lata!! Este Regueifas, aproveitar os nossos tão esmerados e trabalhados textos para descascar ou concordar com o senhorio!! O chá calmante parece ser a solução para amenizar as coisas neste espaço!! Quanto a andar de avião, não tenho medo algum, são bem mais perigosas as viagens que fço todos os dias a bordo de um autocarro dos stcp ou mesmo da resende ( publicidade), e o motivo pelo qual não tenho medo é porque tenho a esperança de que se houver um acidente, quase de certeza morro de vez, enquanto que a bordo destes veículos compridos, e também dos curtos, que andam cá em baixo arrisco-me a ficar toda estrupiada e a ficar a dar trabalho a quem não tem culpa nenhuma!Medo para quê??? Um dia destes meto-te a ti e ao Regueifas debaixo do braço e vamos os 3 dar uma voltinha a Paris! Que dizem??? Não quero que me engulam tipo Xanax, mas vou tentar ter sobre ambos um efeito calmante! Eh eh eh
E então?? cafezinho hoje à noite????

Anônimo disse...

Querida mana:
Olá desde há bocado!!! Merci pelo esclarecimento. A tua "coltura" espanta-me de dia para dia... Ela até sabe o nome do piloto herói!
Quanto ao nosso amiguinho... Olhe, eu sou a mana da mocinha que escreve uns ditos bem espirituosos às quintas, por isso agradeço que não destrate a minha mana caçula ou um dia destes terei de o desancar! O senhor ou trabalha numa agência de viagens ou então vive de rendimentos... Ou será só garganta e as viagenzitas que faz são da pá para o forno?
Hasta la vista!

Anônimo disse...

Nesse teu medo de voar, tenho a certeza que há aí um misto de várias causas inconscientes e que esqueceste de referir.

A 1ª é o terrível medo de, em caso de acidente, deixares de poder beneficiar da minha companhia e do prazer que é servi-me.

A 2ª é com toda a certeza o facto de na maravilhosa viagem aos Açores, o piloto ter falhado pelo menos 1 abordagem à pista e ter que levantar repentinamente e fazer uma volta de 360º no espaço digno do que levaria uma gaivota para fazer o mesmo e a ilha em vez de estar debaixo dos nossos pés surgiu em todo o seu esplendor ao lados das nossas cabeças.

A 3ª foi com certeza ter (depois da escala em Lisboa) pelo menos 50 crianças do programa do tio Valentim "Gondomar sabe voar" a grita aos teus ouvidos:
VAMOSSS MORRERRRR TODOSSSSS

Kisses

Anônimo disse...

Ai que snob, o senhor me saiu!!!
É Bé, não é Bébé! Tipo, aquela que lhe deu um pontapé...
Diminutivo de um nome próprio. Tal como Zé, ou Quim Manel, ou Tó Manel...
Escusa de estar a dar os pormenores da sua viagem Porto-Lisboa-Roma-Nápoles, que a mana já conhece essas quatro cidades...
Não, não temos agência, temos é um pai que abona viagens de sonho...
Quer saber qual foi a última deste ano???
Um cruzeiro pelo Mediterrâneo, num daqueles barquinhos 5 estrelas...
daqueles mesmo, mesmo VIP!!!
Espero que não se tenha esquecido do remédio que lhe recomendei.
Estou a ver que ainda continua com insónias...
Tô de olho im ti!!!

Lisa disse...

Afinal sempre há algo de humano nesta amostra de pão saloio.....

Regueifas disse...

LISINHA por acaso já alguma vez comeste BROA ou melhor em Português correcto BOROA ????

vai dar de comer ás galinhas minha linda ....

fresquinhas eheheh

Lisa disse...

Deves estar a precisar que te enfie o cacete num sítio que eu cá sei.....

Nem para tostas serves....

Simplesmente... Nelson disse...

Olá amiga...
Tentai dissecar a palavra aterrar, mas...
podes ajudar???!
só vejo A terra R
ou
A terra R`aisparta...

Regueifas disse...

e já agora nunca desças aos niveis do tipo (BADALHOCA) porque eu nunca te disse para meteres nada em sitio algum ...quer o sitio seja teu ou meu ok ??? podes ser critica e com muita pimenta e ou piri-piri mas não porquita ok ??? não estou habituado a essas merdas mesmo que tenha palavras mais agressivas sou uma pessoa FINA :) ...... frescas linda ... quere dizer ... frescas e lisas .