quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Os enfermeiros do HSJoão são os maiores!

Há dias que era melhor um gajo não sair de casa...
Ontem pelas 14:30 em plena Av. Fernão Magalhães, um fulano lançado deu cabo da traseira de uma linda carrinha deixando-a inutilizada. Dentro deste último veículo seguia nem mais nem menos do que ...euzinha, mais sua irmãzita Ana!
Não me querendo dar como ferida grave, accionei o 112, chamando só a PSP, que apareceu....2:30 h depois.(Se não morremos da pancada, da pneumonia não escapamos, meus caros)...
Bem, como as dores eram cada vez mais fortes na coluna, o rapaz (causador do acidente) perguntou-me se eu queria uma ambulância e eu respondi que não, nem pensar em ir parar ao S. João...a esse local demoníaco, que iria sim, senhor, ao hospital, mas ao de Valongo.
Pelo que, pelas 17:30 lá me dirigi para as urgências e era semelhante povo, que eu pensei para com os meus botões que só iria sair de lá pela meia-noite (e se tivesse sorte).
Chamaram-me para a triagem, e a enfermeira começou a fazer perguntas:
Enf: Então, foi acidente? Eu:Sim, sim.
Enf: E bateu com a cabeça? Eu: Sim, mas não foi com muita força
Enf: Ora mostre o seu dedinho para eu lhe medir a glicose...Pica....Ui, ui...72.
Enf: Um momento por favor....foi consultar o chefe....volta....Ora tome lá esta pulseira vermelha e vá ali deitar-se na maca, se faz favor...Glicose abaixo de 80 com pancada na cabeça não é bom, não!
Dois minutos volvidos, lá vem o médico...Repetição da conversa e breve exame à coluna.
Méd: Hummm, não parece nada partido...(atão se eu tivesse a coluna partida, vocês acham que eu tinha entrado pelo meu próprio pé no Hospital??!!??)...Olhe minha senhora, o protocolo exige que a imobilize e coloque em plano duro para ir ao HSJ fazer o RX à coluna para o real diagnóstico, sabe, é que teremos a máquina do RX só na próxima 5ª feira, quando abrir a Nova Urgênca!
Eu nem queria acreditar no meu grande azar, e não é que eu ia mesmo para o S. João, E, de Ambulância? Que remédio tinha eu senão resignar-me...
Toca a chamar os Bombeiros, tansferência para o maldito plano duro e respectiva deslocação para dentro do veículo, passando como é óbvio pelo povo que desesperava pela consulta...
Como colega de viagem tinha o Sr. Alexandrino que em virtude de lhe ter espirrado água do radiador para os olhos ia com as vistas tapadas a fim de ser observado pela Oftalmologia. Eu também pouco via, como ia imobilizada com fitas e nós, e ainda uns cabrestos na cabeça, só via tectos: do hospital, da ambulância (por falar em ambulância sabiam que tive direito a tinóni e tudo??!!!???) Isto só a mim!
Nova triagem, mas desta feita, com pulseira amarela (no HSJ tem de se ir a esvair em sangue para se habilitar à vermelha...), no entanto, levaram-me de imediato para a sala de observações, e depois para os exames prescritos (RX e Ecografia abdominal). Amigos, conseguem imaginar maior tortura do que uma ecografia com a bexiga cheia?? E depois de realizada, a pessoa não se conseguir mexer para se ir aliviar???Resigna-te Inês! Viagem de retorno, sempre a olhar para o tecto e toca a esperar pela Ortopedia, sofrendo, senhores, sofrendo....
De repente aparece-me um anjo...sem asas é um facto...vestindo de amarelo! Era uma voluntária que me perguntava se estava melhorzinha e que o marido estava muito aflito lá fora... É para vocês verem como eu ia realmente de meter dó.
Bem, o parecer chegou... Não vemos nada de mal nos exames, vamos lá tirar o colar, breve exame neurológico, a glicose para aí a 50 (também pudera, eu não comia nada desde o almoço). Levantar e upa, está como nova...Quer um cházinho? Não muito obrigada, tomo em casa, muito obrigada.
Regresso pelas 22, qual guerreira intrépida depois de uma longa batalha. As crianças dormem que nem uns anjos, e eu, olhem, deixem-me agradecer, aos Bombeiros de S. Pedro da Cova e a todos os médicos e enfermeiros que me atenderam, em especial ao Enf. Ricardo, porque eu assim lhe prometi...

3 comentários:

Simplesmente... Nelson disse...

Minha amiga, aventura assim só nos livros dos cinco!!!
Para quem dizia não ter assunto para escrever, este verdadeiro "testamento" leva-me a pensar que causaste propositadamente o acidente.
No final verificou-se a velha máxima "coisa ruim não tem perigo". Votos de melhoras, se ainda houveram resquicios do acidente. E por falar em votos: Bibóbama

Anônimo disse...

Minha cara priminha, gabo-te a tua boa disposição, depois de uma entrada num local tão deprimente como o S. João, ainda consegues brincar com toda a situação findo isto tudo saís heroicamente, linda e bela. Sim, senhor, és uma verdadeira caixinha de surpresas.
Laurinha....

Regueifas disse...

Acho que a tua sorte foi mesmo estares viva/o porque com essas voltas todas és digna de um morto/a que esses sim dão muitas voltas :) ...mas olha lá se estavas com dores na coluna lá no inicio da historia :) e olha que eu bato até na minha mamá se tiver que ser ... querias ir para o hospital de Valongo ? não estavas com muitas dores de certeza ... pulseiras vermelhas são apenas para os já mortos e nem os em côma tem direito a ver essa cor e tu tiveste ? hummmm tu tens cunhas páh ....