sexta-feira, 26 de setembro de 2008

1ª Kart Cup... Eu vou

Em associação com a Organização da 1ª Kart Cup, o blog Pedalo pela cidade decidiu apresentar uma breve aula... de referir que o texto é da autoria do lendário piloto, José Costa. (Pode parecer um desconhecido, mas na rua dele não há quem não o conheça!)
Antes demais, saudações a toda a nação kartista
Foram colocadas algumas questões, pelos experientes pilotos, relativamente à localização dos piscas, retrovisores, etc, do kart.
Ora, aproveitando o mote, aqui vão alguns esclarecimentos e um curso rápido sobre pilotagem para a percentagem reduzida de pilotos que precisam, dada a elevada experiência e internacional de todos.
EQUIPAMENTO DO KART:
- Piscas - não aplicável
- Retrovisores - não aplicável
- Luz de stop - não aplicável
- Faróis de nevoeiro - não aplicável
- Suspensão - não aplicável
- Direcção assistida - não aplicável (directa)
- Caixa de velocidades - não aplicável
- Ignição - electrónica de 5º geração vulgo, puxar a faniqueira- Restante equipamento - não aplicável
- Travão - disco ao eixo traseiro accionado pelo pé esquerdo
DICAS SOBRE PILOTAGEM
ATENÇÃO QUE OS KARTS NÃO SÃO CARRINHOS DE CHOQUE DOS ARRAIAIS, NÃO ANDE A ABALROAR OS COLEGAS EM PISTA PARA SUA SEGURANÇA E DOS OUTROS.
Muito bem, então é assim.
Em pista concentre-se na sua condução, não olhe para trás que a sua corrida é para a frente e nunca mas nunca se preocupe com quem vem atrás, porque ele só o vai ultrapassar se conseguir. No entanto se estiver a ser ultrapassado, não se desvie apenas corrija a trajectória de forma a não chocarem, pois se fizer um desvio brusco pode originar um choque se estiver a ser ultrapassado igualmente pelo outro lado, perdendo no mínimo uns preciosos segundos de corrida.
Regra geral as ultrapassagem dão-se em curva e pelo lado de dentro da curva (tanto dá esquerda como direita)
Quando se preparar para curvar siga a trajectória marcada na pista que é a parte mais escura. Não vá pela parte suja, ou seja, o exterior das curvas, pois o kart perde aderência. Trave tudo que tiver que travar antes da curva de forma a quando a iniciar, poder acelerar um pouco para não perder potência e ganhar tracção.
Se o seu kart se imobilizar durante a corrida saia para o lado de fora da pista protegido pelo seu kart e dê indicação aos comissários levantando o braço para o ajudarem a continuar em pista.
Na troca de pilotos na Box circule em segurança e a troca terá que ser efectuada rapidamente. Quando apeado mantenha-se junto ás laterais da box para não interferir com os karts que circulam.
Respeite as indicações dos comissários de pista, com especial atenção para a bandeira amarela.
As restantes indicações são PREGO A FUNDO E BOA CORRIDA PARA TODOS

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