sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

último post de 2008

Em tempo de festas em família e com amigos e aproveitando este espírito de confraternização em que aparentemente todos se unem e se tornam mais tolerantes, vou deixar aqui hoje, por ser o último post do ano de 2008 e em jeito de despedida a definição do que é para mim um AMIGO.

Há quem tenha amigos em toda a parte do mundo e chame de amigos metade dele.

Quantas vezes também usei erradamente a palavra AMIGO quando me referia a simples colegas de escola ou de trabalho e agora até recentemente a “ amigos “ que se fazem na net…

Acho que só conhecemos e encontramos verdadeiramente um AMIGO quando precisamos, chamamos, e não vemos ninguém… e de repente, lá surge alguém que diz “ estou aqui”.

Dizia o pai de uma GRANDE AMIGA minha que os nossos verdadeiros amigos são os que nos visitam nos hospitais e nas prisões, porque os que comem à nossa mesa, esses são muitos. E na minha opinião é bem verdade!

Alargando um bocadinho esta definição, não a restringindo só aos hospitais e prisões, arrisco-me a dizer que são também aqueles que nos aturam todos os dias ouvindo as mais diversas parvoíces e continuam ali do lado sem arredar pé!

São também os que nos vêem dar trambolhões mesmo depois de nos terem alertado que iríamos cair, e já depois da queda, nos levantam do chão e seguram.

São aqueles que nos dizem “VAI se te faz feliz”, mesmo sabendo que é um erro, e que nos dizem, “ se não for como tu sonhaste, VOLTA, estarei aqui”.

São os que nos dizem “FAZ, que mesmo não sendo o que eu faria, te apoio”.

São aqueles que nos dizem “ hoje vamos ter uma conversinha” dispostos a puxarem-nos as orelhas com intenção de arranjar o que está desarrumado entre elas.

São os que nos dizem “ Não te queria magoar” olhando-nos nos olhos.

São também os que nos escutam horas e horas quando repetimos mil vezes a mesma história.

AMIGOS são jóias que raramente encontramos e muitas vezes encontradas, as deixamos fugir entre os dedos.

Para se ter amigos é preciso também saber sê-lo!!

Digam os meus amigos quão difícil é sê-lo!!!

E pronto, por hoje e por este ano chega de frases soltas coladas à pressa…e muito fica ainda por dizer e definir sobre tão nobre palavra, mas mais nobre atitude…

Certamente que todos valorizam as pessoas AMIGAS de forma diferente, e nesta altura damos prendas até à tia- avó que vive em cascos de rolha, mas muitas vezes as prendas de que precisam os VERDADEIROS AMIGOS são tão baratas, são é muitas vezes difíceis de dar…

Feliz Natal e que 2009 seja sempre e em tudo melhor que 2008!!!

Beijos!

Manuela


7 comentários:

Anônimo disse...

Simplesmente um beijão, e um sorriso apenas...
Muito bem pensado e melhor escrito!...
Bem hajas e tem Boas Festas...
Estou algures... onde tu bem sabes!...

Anônimo disse...

Isto e um texto bem adequado a esta quadra em que vivemos, bem escrito, com veracidade, permitindo-nos a constatar e a levar a pensar a realidade do mundo em que vivemos.
A autora endereço-lhe os meus sinceros parabens agradecendo-lhe
por poder partilhar a sua sabedoria, permitindo-me concluir
que ainda há pessoas especiais que devemos estimar e concluir com uma simples frase:
FANTASTICO.........E mais não posso dizer....
XXXX

Anônimo disse...

Tenho muito orgulho em ter uma Amiga como tu!
Um xi-coração grande!
Fica bem e um Feliz Natal...

Simplesmente... Nelson disse...

Minha cara,
palavras sábias as tuas...
Espero que neste natal todos os teus sonhos e desejos se concretizem...
Um Feliz Natal para ti e para toda a família.
Beijo Grande

Regueifas disse...

Apenas venho aqui sem palavrões dizer que nesta altura a farinha que se gasta em regueifa é muitas vezes para fazer Bolo Rei e Bolo de rainha .....

Boas festas e talvez um dia regresse com asneiras que não vivo sem elas ...


amigos/as isso são palavras Bonitas ....


também em época de natal ...

Lisa disse...

Não posso deixar de compartilhar com vocês esta grande amplitude da palavra "AMIGA".

Há uns anos atrás, dediquei à minha melhor AMIGA estas palavras que abaixo escrevo. São palavras sentidas, que vem cá de dentro, palavras íntimas que deixam muito para pensar - muito do nosso íntimo.....


ORA AQUI VAI:


"TER-TE COMO AMIGA É...

... compartilhar as minhas vivências contigo;
... saber que posso contar contigo;
... saber que nunca me desiludirás;
... saber que procurarás sempre defender-me;
... saber que serás sempre fiel à nossa amizade;
... dizer sempre o que pensas, mesmo que por vezes seja difícil para mim aceitar os teus ideais e que tu és diferente;
... contar que sempre me aceitarás tal como sou apesar de não concordares com algumas das minhas maneiras de agir;
... a confiança que tenho em ti para um desabafo, um conselho, um pedido de ajuda;
... o ombro amigo que está sempre disponível para ouvir os meus dilemas e as minhas amarguras;
... partilhar as minhas alegrias e comemorar os meus sucessos;
... gritar as minhas tristezas e dizer quanto estou triste nesse momento;
... viver perto de ti, sabendo que há sintonia entre nós;
... aprender a tolerar, porque apesar de amigas, temos as nossas diferenças e respeitámo-las;
... contar que me digas sempre a verdade, mesmo que isso me faça sofrer e não seja agradável ouvir certas coisas;
... carinho e afecto gratuito, sem esperar nada em troca;
...saber que impera a sinceridade e honestidade nesta Amizade.

Sinto-me realizada e feliz pela beleza desta grande AMIZADE!!!!

Sei que posso contar contigo como tu poderás sempre contar comigo."

Aproveito para vos desejar a todos um santo e feliz Natal, e que o ano de 2009 que se aproxima a passos largos, seja pleno de felicidade, alegria e muitas coisas boas.

Girassol disse...

Obrigada a todos pelos comentários simpaticos, incluindo ao nosso "caro amigo regueifas" que nesta quadra natalícia deu umas tréguas aqui à malta! Um beijão para o simpático anonimo( que sei quem é este), ao Telmo ( também muito simpático), Inês minha grande amiga maluca ( eheheh) ao senhorio que é uma jóia de pessoa, e por último ( isto só por causa da ordem) à Lisa, que julgo não conhecer pessoalmente, mas que me parece ter grande jeito para a escrita! São realmente palavras muito bonitas, e quem tem realmente a sorte de poder encontrar amigos assim, que são muito, muito raros, deve sentir-se tremendamente RICA!!! Para mim poucas coisas existem mais valiosas que uma AMIZADE VERDADEIRA!!! Beijos e FELIZ 2009 que já cá está!