sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Tudo que sempre quiseste saber e tinhas vergonha de perguntar

Por Soluçamos?
Soluço é a contracção involuntária do músculo do diafragma, responsável pela respiração. O soluço geralmente é causado por uma irritação no nervo frénico, responsável por activar o diafragma devido a um aumento do volume do estômago. E não é lenda a história de que um susto pode curar o 'soluçante', pois libera adrenalina e activa o nervo frénico, outra saída é a água gelada, que provoca o mesmo efeito.
Por que tenho vontade de fazer o “chichi” quando entro na Piscina?
Ao entrar na água, a pressão externa sobre o corpo aumenta. Os líquidos componentes do plasma que estão fora dos vasos são 'empurrados' para dentro deles', com o aumento do volume de sangue nos vasos - chamado volemia - vem a vontade de urinar. É como beber água. Por falar em água, é verdade que uma torneira aberta e chuveiro despertam a vontade. É psicológico, chamasse de reflexo da micção.
O que causa o Arroto?
O arroto é causado pelo acto de engolir ar (aerofagia). Falar ou comer muito rápido, engolindo ar, são as causas mais comuns.Ingerir alguma substância que contenha gás, como refrigerante, pode ser outra causa provável. A cura não é muito educada. Basta mandar um valente….
Por que há uma espécie de choque quando se Bate com Cotovelo na Quina da Mesa?
A reacção é causada pela compressão de um nervo chamado ulnar. No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto, ficando susceptível a pancadas. Esse nervo está ligado aos dedos mínimo e anelar. Por isso, a sensação de choque se espalha do cotovelo até esses dois dedos.
Porque Bocejamos?
É uma forma de activar o cérebro e evitar o sono.
Ao bocejar, o segundo e o terceiro ramo do nervo trigêmeo (um dos nervos da face) são activados, estimulando o cérebro. O mesmo efeito pode ser obtido "mascando" chiclete. O único mistério é o factor epidémico do bocejo ninguém sabe porque as pessoas bocejam quando vêem outras a bocejar.
Agora que já sabem mais qualquer coisinha, vão trabalhar.

Nenhum comentário: