quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Compostagem caseira! Sabem o que é isso??

Hoje esteve quase para não haver crónica, pois ao almoço de hoje comi empadão de carne estragada (de maneira que andei toda a tarde com o estômago transtornado). Porém como me obriguei moralmente sábado passado a revelar ao máximo número de pessoas possível os acontecimentos mais recentes, aqui estou eu....

Há uns tempos atrás, li com enorme alegria que a Câmara Municipal de Valongo em conjunto com a Lipor estava a oferecer, sim leram bem, o – fe – re – cer, um compostor! A todos os que tivessem mais de 18 anos, morassem no concelho e tivessem quintal ou jardim onde ele coubesse, pois claro!!

Vai daí que eu logo no dia seguinte, fui a correr dizer a minha irmã, que ainda mora com a minha mãe, que por sua vez tem uma casa com grande quintal, para nos inscrevemos a fim de receber o dito cujo à borla.

O tempo foi passando, e nada, nem compostor, nem resposta.

Mas na semana passada, eis, que a mana recebe um mail a propor uns cursos de culinária e aproveitamento de restos lá da horta da formiga com uns preços amigos a rondar os 80,00€...

Ò meus amigos, eu quando li o mail, ia-me dando uma coisa. Então a gente inscreve-se para receber o compostor, e o que recebe é propostas para gastar dinheiro???

Na volta do mail ia da nossa parte um pedido educado para que nos dessem o compostor que os cursos culináios ficariam para outra vez.

Dois dias passados e ligam para perguntar se a minha irmã estava disponível para uma formação a fim de receber o tão desejado artigo. Ao que ela responde que sim, e que ainda ia levar uma pessoa de penetra, eu, claro, tipo cão-guia.

E à hora marcada, lá estavamos nós. Não é que eu já não soubesse como se fazia a compostagem (a tansformação de residuos orgânicos em terra rica em humus e nutrientes, ou seja, estrume, mas sem os cocós da bicharada). Mas havia uns certos pormenores que faziam toda a diferença entre obter um material limpo e outro cheio de insectos...

A engenheira que deu a formação (a nós e a mais umas dez pessoas) foi simpática, atenciosa e esclarecedora pelo que foram de certeza três horas bem passadas, em que aprendemos mais sobre lixo, reciclagem e compostagem, com o consequente impacto positivo para o nosso planeta que urge preservar...

No final lá nos meteram no carro o bendito compostor, o qual instalamos de imediato e tratamos de encher...acho que vamos ter de nos candidatar a dar-lhe um irmão brevemente, visto que este passados 4 dias já está quase cheio....

Se o amigo(a) leitor(a) desejar saber mais sobre compostagem ou se se quiser candidatar a receber um compostor para a sua residência (já sabe que não vale se viver num apartamento) vá a

http://www.hortadaformiga.com/lipor.cfm

e saiba mais...

Aproveite a boa vontade da CMValongo, que isto de ofertas não é todos os dias....

Espero muitos comentários a este post, quanto mais não seja a desejar-me as melhoras, ehehehe)

Cordiais cumprimentos.

3 comentários:

Simplesmente... Nelson disse...

Minha cara amiga,
não sei onde te serviram essa carne, mas, talvez tenham ouvido falar em compostagem e serviram-se do teu corpo para a decompor.. Votos de rápidas melhores, mas como diz o ditado "Coisa ruim não tem perigo"

Anônimo disse...

Devias ter referido claramente no post que resíduos orgânicos não são garrafas de plástico e de vidro e papel em geral porque há pessoal a quem tem que ser tudo muito bem explicadinho. Boa compostagem e vamos ver quanto tempo dura essa vontade :D

Anônimo disse...

Fui ver o sitio que indicou e acho bastante interessante, vou inscrever-me para ter um "balde" daquele.
Será que poderei compostar a minha sogra??!!! Ou haverá contra indicações?