quinta-feira, 29 de maio de 2008

No roço com os tachos - Pita Shoarma

Pois bem meus amigos, trago como sugestão uma “especialidade” oriunda do médio oriente…
O nome pode não ser sonante mas garanto que quando provarem vão ficar fãs.
Experimentem fazer em casa, no entanto, não aconselho a convidar amigos… eu sei que neste momento estão a interrogar-se porquê!

Mas pensem bem nas possíveis consequência… quando os elementos do sexo masculino se encontrarem podem ter uma conversa mais ou menos assim:
- Então tás bom???
- Tudo bem… Ando para te dizer uma coisa a algum tempo, mas…
- Conta lá…!
- Sabes, não sei como te dizer… depois de experimentar em tua casa, nunca mais deixei de pensar… já pedi à minha mulher para fazer em casa… mas…
- Deixa-te de coisas desembucha…
- Ok… não paro de pensar na pita da tua mulher… que sabor… aquilo é uma delícia.

Estão bem a ver a salsada que isto pode dar!
É por estas e por outras que os senhores do médio oriente obrigam as mulheres a andarem de burka… desta forma ninguém cobiça a pita alheia… cada um come a pita que lhe dão.

Aqui ficam os ingredientes: cominhos em pó, coentros em pó, alho em pó, açafrão em pó, gengibre em pó, pimenta preta em pó, pimentão-doce, cravinho em pó, pimenta em pó, canela em pó, sumo de limão, óleo, carne de porco, pão de pita, banha de porco, sal, picante.

Num recipiente, junte os ingredientes misturando-os bem: 1 colher de sopa de: cominhos, 1 colher de sopa de: coentros, 1 colher de sopa de: alho, 1 colher de chá de: açafrão, 1 colher de chá de: gengibre, 1 colher de chá de: pimenta preta, 1/2 colher de chá de: paprica, 1/2 colher de chá de: cravinho, 1/2 colher de chá de: pimenta, 1/2 colher de chá de: canela.

A carne
É conveniente comprar a carne já cortada em tiras, visto que só terão de cortar as tiras em quadrados pequenos. Depois, coloquem a carne num recipiente juntando 2 colheres de sopa do preparado de especiarias, 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de sumo de limão. Envolver a carne muito bem no preparado. Colocar no frigorífico, deixando lá 24h para que a carne tome gosto.
A shoarma
No dia seguinte tira-se a carne do frigorífico e tempera-se com sal e picante a gosto. Coloca-se 1 colher de banha de porco bem cheia numa frigideira e deixa-se derreter a banha em lume brando, sem deixar a mesma aquecer demais. coloca-se a carne e deixa-se em lume brando a cozinhar. Quando a carne começar a querer fritar, desliga-se o lume
Finalização
Abrir o pão de pita com cuidado, e colocar uma porção do preparado de carne. Acompanha-se com o molho de shuarma.

O Molho
alho em pó, salsa em pó, maionese, água, sal, pimentajunta se os ingredientes todos menos a água mexe-se bem depois vai se juntado água ate ficar ao ponto que mais gostam liquido ou espesso.

Bom apetite...




Nenhum comentário: